Onde esta o bóson de Higgs e o LHC

Estamos nos últimos anos vendo bastante notícias sobre o  LHC grande colisor de hádrons
máquina ou acelerador de partículas localizado na Europa fronteira entre França e Suíça e administrada pelo CERN .

aceleradores de partículas são máquinas que não são novidade no mundo da física ,o que mais chamou a atenção do público em geral em relação ao LHC é que este acelerador é o maior até então construído antindo níveis de energia ou em palavras simples velocidades nunca até então atingidas por máquinas



raios cósmicos ou seja processos naturais atingem energias maiores ,mas como estão livres não possuem o mesmo controle de um laboratório é como estudar um relâmpago nunca se sabe onde um vai cair ,mas voltando ao LHC e ao bóson de Higgs.

como o assunto foi amplamente veiculado, a maioria dos textos dava a impressão ao leitor
que tal partícula estava "dentro" de partículas que são aceleradas e no caso dentro dos prótons,pois se trata de uma colisão próton-próton, e isto não é verdade. 


qualquer partícula que é descoberta ou detectada em um acelerador ou melhor nos detectores do laboratório resultam não dos fragmentos de partículas aceleradas e sim elas provém da energia da colisão.

em palavras simples uma carga (o próton) quando desacelera (colisão) emiti um fóton ,esse fóton interage ou cria dependendo da energia novas partículas.
quanto maior a desaceleração maior a energia do fóton.

o Higgs deve existir ou melhor ser detectado em uma faixa ou gama de energia isso é previsto em cálculos
e o LHC tem essa capacidade energética .


Comentários