obra Pelas periferias do Brasil

Pelas periferias do Brasil

Resumo escrito por:Maria_Truccolo

A coletânea de contos, crônicas e poesias “Pelas periferias do Brasil” é mais uma das obras que pipocam à margem (de tudo, em especial das grandes editoras) e feita pelos que vêem o mundo a partir das "suburbanidades".

 Estas, quase sempre favelas horizontais e verticais país adentro, ainda olham para os centros urbanos sem, por parte dos leitores, a muito esperada ótica invertida, daquelas que dizem que os bairros de uma cidade que assim podem ser denominados ficam muito longe, e não as periferias, os subúrbios, as favelas. 

 
A consciência de um centramento no periférico, talvez, ainda não tenha chegado no coração e mente da maioria dos 17 autores, entre os quais o organizador da obra Alessandro Buzzo. Eles descrevem a periferia ora com linguagem culta ora com dialetos movidos a rap e hip hop. Nenhum dos dois ritmos inventados pelos sujeitos daquelas histórias. Estranhamento.
E a vista da periferia para o mundo se perde, embora seja uma margem riquíssima no que consegue produzir, ainda que precariamente aos olhos dos que estão acostumados com grandes produções e incentivos nababescos a obras muitas vezes vazias de sentido.
O cotidiano violento e miserável de matéria, nem sempre é pobre de espírito ou afogado em drogas e cachaça. Há uma meta, um norte, mais do que exposição de mazelas. Talvez uma catarse e um além: “olhem, estamos aqui, existimos e pensamos assim". E os pensamentos divergem. Há os que protestam e lutam e os que se lamentam e esmorecem. Sem reinvenção, mesmo que da margem, que dá tanta margem ao que poderia ser feito para mudar o que desacomoda.   
No meu entendimento, é um dos livros que deveria constar do currículo de todas as escolas de ensino médio, devido à importância sócio-cultural ali contida, seja pela expansão do conhecimento e da consciência. Seja pela possibilidade da crítica e, em especial, pelos saberes passados por quem vive aquela realidade - e não reportados por terceiros, de passagem e sem vínculos nem compromissos locais.

O livro foi publicado pelo esforço do próprio organizador/curador e distribuído pelos autores que assinam a obra. Mais informações, no blogg do Espaço Suburbano Convicto (www.suburbanoconvicto.blogger.com.br), inclusive para adquirir a obra. 


Pelas periferias do Brasil Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/dictionary/2072538-pelas-periferias-brasil/

Comentários