O que é causa e efeito causalidade


Resumo escrito por:Montyc

Diz-se existir uma lei universal, a qual é denominada de lei da causa e efeito. Naturalmente, a física considera-a existente em termos de fenômenos físicos.


 Mas, o que quer dizer essa lei em termos espirituais? Existe realmente a denominada Lei do Retorno definida na espiritualidade?
O termo lei da causa e efeito é naturalmente a ação do equilíbrio universal. Por exemplo, uma corda de um violão está parada. Quando um dedo a puxa e solta, houve uma causa, que gera o efeito dela vibrar e, juntamente a essa vibração ocorre o deslocamento de ar, gerando o som, que se espalha fazendo outras moléculas de ar ao redor ressonarem, e assim por diante. Se for bem tocada, ela gera sons audíveis cujos efeitos são as melodias que agradam aos ouvidos, que acalmam e que alegram. E assim, o bom tocador é aplaudido, que é o efeito. Se a corda é puxada com violência (a causa) por não saber tocar o violão, por não ter paciência, ou qualquer outra ação negativa, ela não só destoa, como pode partir. Ao destoar, gera incômodo em quem ouve e o tocador é vaiado (o efeito) ou, se a corda se parte, o tocador recebe o efeito imediato de a corda poder lhe cortar (o efeito). Assim, mais uma vez se percebe que, no equilíbrio, a causa gera bons efeitos e no desequilíbrio, maus efeitos, de forma que tudo tende a se manter em equilíbrio no universo.
Dessa forma, concebendo-se Deus como sendo o Equilíbrio Universal da criatura com o Criador, tudo que é desequilibrado pela criatura, necessita que seja reequilibrado por ela mesma, pois gerará efeitos universais que atingirão outras pessoas, objetos, entre outras coisa, que, num formato cíclico, termina por retornar a si próprio em algum momento da vida. Consequentemente, compreende-se que a lei da causa e efeito é a lei do retorno e a lei do equilíbrio universal, pois é a Lei Divina por excelência e perfeição. Dessa forma, a lei da causa e efeito existe a nível espiritual e, necessariamente, ninguém escapa dela, pois sempre ocorrerá algo que levará a receber o que se dá em algum momento da vida. Por isso alguns antigos acreditavam num Deus cruel e castigador, pois punia os erros. A realidade de Deus Amor é exatamente a mesma, em que por dar a chance de se curar do mal praticado pela lei da causa e efeito, é dar novas chances e perdoar. Portanto, amor.
O que é a Lei da Causa e Efeito? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/spirituality/2324166-que-%C3%A9-lei-da-causa/

Comentários