O Início, o Fim e o Meio livro Raul



Resumo escrito por:alicemartins

Raul: O Início, o Fim e o Meio retrata a trajetória do artista desde a época em que era um jovem roqueiro na Bahia até sua morte, em 1989, em São Paulo, vítima do álcool e outros excessos.


 O diretor Walter Carvalho (Cazuza - O Tempo Não Para) não teve a pretensão de desvendar ou explicar o mito – sabiamente, pois, mito, não se explica, ele apostou em um documento audiovisual que ajuda a entender quem foi o homem e o artista Raul Seixas por meio de depoimentos daqueles que conviveram mais intimamente com o ídolo da música popular brasileira.

A história de desenvolve de modo cronológico e parte da infância do cantor na Bahia até sua morte em São Paulo. Com duas horas de duração, inicia-se com o Raul menino influenciado por Elvis Presley, o primeiro grupo (Raulzito e seus Panteras), o disco da virada na carreira (o álbum que tem o clássico Sociedade Alternativa), os muitos relacionamentos amorosos do cantor e uma série de depoimentos emocionados que levam o espectador a compor um retrato humanizado de Raul.

Entrevistas marcantes, algumas memoráveis. Depoimentos de Paulo Coelho (grande parceiro de composição que abriu a Raul as portas para as drogas e misticismo), Caetano Veloso (reconhecendo a genialidade da música Ouro de Tolo), Nelson Motta, Pedro Bial, Marcelo Nova, Tom Zé e de suas ex-companheiras (Seixas era um conquistador inveterado), entre outros, ajudam a compor o perfil do artista que até hoje possui uma legião de fãs que o idolatra (alguns deles estão no filme entoando suas canções).

O documentário procura ser realista. Da mesmo modo que retrata a genialidade do cantor, esmiúça suas irresponsabilidades, advindas em sua maioria da questão com as drogas, principalmente o álcool. Igualmente complicada era a sua relação com as mulheres. As ex-esposas e namoradas deixam claro que era inviável o convívio com o cantor, porém, não escondem a paixão que ainda nutrem por ele.

A obra de Raul Seixas dispensa qualquer aval, pois é grandiosa na cultura brasileira. O roqueiro virou mito.


Raul: O Início, o Fim e o Meio Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/2281536-raul-in%C3%ADcio-fim-meio/

Comentários