Livro Primavera Silenciosa



Resumo escrito por:FlordaLua
Primavera Silenciosa
Raquel Carlson

“Primavera Silenciosa”, livro lançado em 1962 pela bióloga norte-americana Raquel Carlson, no qual denunciou os malefícios que adviriam do uso de produtos químicos perigosos na agricultura.
Meio Ambiente, de acordo com a 'Política Nacional de Meio Ambiente' 


- Lei federal nº 6.938 que DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, SEUS FINS E MECANISMOS DE FORMULAÇÃO E APLICAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, é o "conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e reage a vida em todas as suas formas."
O termo Ecologia foi criado em 1809 pelo biólogo alemão Ernest Haeckel.
Os selos verdes e os rótulos ecológicos surgiram a partir da década de 1990, dando inicio ao desenvolvimento sustentável por parte das empresas, motivado pela adoção de atitudes socioambientais por parte dos clientes que, começaram a dar preferência a produtos ecologicamente corretos, fazendo forte pressão ao faturamento das empresas.
As pessoas têm buscado cada vez mais produtos orgânicos havendo maior valorização das empresas que desenvolvem atividades socioambientais.
Características do mercado verde:
- tecnologias limpas;
- projetos de desenvolvimento sustentável;
- gestão de resíduos e sólidos industriais;
- reciclagem.
“À medida que o ser humano avança rumo a seu objetivo proclamado de conquistar a natureza, ele vem escrevendo uma deprimente lista de destruições, dirigidas não só contra a Terra em que ele habita como também contra os seres vivos que a compartilham com ele. A história dos séculos recentes tem suas páginas negras – a matança do búfalo nas planícies do Oeste, o massacre das aves marinhas efetuado pelos caçadores mercenários, o quase extermínio das garças por causa de sua plumagem. Agora, a essas devastações e outras semelhantes, estamos acrescentando um novo capítulo e um novo tipo de devastação – a matança direta de pássaros, mamíferos, peixes e, na verdade, praticamente todas as formas de vida selvagem por inseticidas químicos pulverizados indiscriminadamente sobre a terra. De acordo com a filosofia que agora parece guiar nossos destinos, nada nem ninguém deve se colocar no caminho do homem armado com um pulverizador.” (Carlson, Raquel. Primavera Silenciosa, 1962, Pag 83).

Primavera Silenciosa Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/environment/2367301-primavera-silenciosa/

Comentários