Livro A cartomante


Resumo escrito por:VaguinerRocha

A cartomante é a história de Vilela, Camilo e Rita que se encontram envolvidos num triângulo amoroso. A história inicia-se numa Sexta-feira 


de Novembro de 1869 com um diálogo entre Camilo e Rita. Camilo nega-se a acreditar na cartomante e aconselha Rita a fazer o mesmo.
A cartomante neste conto aparece como uma charlatã, daquelas que dizem coisas que se aplicam a qualquer pessoa em qualquer circunstância. É uma personagem sinistra, que embora não tenha o seu nome revelado se destaca como sendo uma personagem capaz de enganar e induzir em erros as principais personagens do conto.
Rita acredita piamente que a cartomante é capaz de resolver todos os seus problemas e angústias. Camilo já no fim do conto, quando se encontra quase a ver desmascarado seu caso com Rita, e encontrando-se perfeitamente desesperado, recorre também ela á cartomante, que obviamente o engana e ilude tal como faz a todos os clientes incluindo Rita.
A cartomante utiliza usa metáforas a fim de se fazer passar por sábia aos olhos dos clientes e dona do destino de Camilo, que sai de lá a acreditar no que ela lhe diz… mas ao chegar ao apartamento de Vilela depara-se com Rita morta e é ele próprio morto a queima-roupa pelo amigo de infância que descobriu a sua traição com a esposa e o espera de arma na mão pronto a defender a sua honra e a matar os dois amantes.

A Cartomante Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/novel-novella/2378278-cartomante/

Comentários