Lidar com pessoas e obter resultados



Crítica escrita por:JOAOVICTORS

Lidar com pessoas. Prática simples, mas tão complicado. Já discuti em vários artigos sobre liderança introduções sobre boas práticas em gestão de pessoas


. Neste artigo pretendo aprofundar um pouco mais sobre o assunto, levando em consideração o aspecto humano em conjunto com o profissional.
            O ser humano de acordo com Maslow tem suas necessidades básicas e depende, em maior ou menor proporção, destas necessidades para manter-se motivado e em constante movimento. Gosto da pirâmide de Maslow, pois a mesma é realista e apesar de antiga trabalha o básico do ser humano emocional sendo muito eficiente. Vamos começar pela maior necessidade humana, necessidade fisiológica. Moradia, conforto, lazer, alimentação. Quando lidamos com pessoas não existe maior necessidade de cuidado ao lidar com práticas do que com práticas que envolvam necessidades fisiológicas dos colaboradores. A resposta por qualquer insatisfação fisiológica é imediata e dependendo da proporção do problema é muito fácil criar-se tumultos ou murmurinhos. Nem sempre conseguimos em uma empresa buscar 100% de satisfação fisiológica, mas benefícios simples e condições básicas para o dia a dia do trabalhador é fundamental para o sucesso com pessoas.  Normalmente empresas são lembradas como melhores a se trabalhar por essas necessidades fisiológicas bem administradas enquanto outras, que visam um salário acima da média do mercado são esquecidas por faltar com condições ao trabalhador.
 Em segundo lugar vem a necessidade de segurança, onde entra principalmente o fator salário, amparo legal e orientação precisa ao profissional. O ser humano necessita sentir-se seguro. Instrução é fundamental para se ter segurança. Não apenas indicado ao que fazer, mas sim ter ciência de que esta na direção certa utilizando métodos adequados para cada serviço. Conhecer de cada serviço. Entender de cada produto. Sentir vantagem em servir.
O ser humano necessita de afeto e inclusão social. Gosto de entender desta necessidade como necessidade de participar e interagir em um ambiente com um bom clima. Trabalhar a iteração entre os colaboradores é fundamental e ser pontual em discórdias e conflitos criados é essencial.
Outra necessidade é a de auto-estima, ser gostado, ser reconhecido, promovido, ter responsabilidade por resultados.
Por final, e não menos importante a necessidade de auto-realização. É neste ponto que gosto mais de trabalhar, pois nenhuma necessidade traz uma movimentação tão rápida ao ser humano. O ser humano gosta de desafios mais complexos, de usar sua criatividade, de ter autonomia, de participar das decisões que envolvem seu dia a dia. Neste ponto que envolvemos o ego do ser humano. Muito cuidado, pois ao mexer com ego de uma pessoa você deve cumprir com suas ofertas, caso contrário o gestor perde confiança e sem confiança não existe liderança. Tenha controle não apenas de seus números, objetivos, estratégias, mas sim de suas pessoas, caso contrario seus números, objetivos e possivelmente suas estratégias não terão fundamento algum. Acredite, sou a experiência viva neste erro.
Pessoas e Resultados Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/business-management/management/2067332-pessoas-resultados/

Comentários