introdução geometria do triângulo



Resumo escrito por:draxDeveloper
A geometria esta em todo lugar, desde das estruturas fisicas em que você está ate em calculos precisos de lançamentos de foguetes, ela tem uma imensa importancia que acaba por muitos passando desapercebida.
Entre os muitos elements geometricos, temos os triangulos, que são fundamentais para muitas das aplicações geometricas.
Eu farei um resumo listando apenas as aplicações dos conceitos que irei ensinar, no seu devido tempo.
Mas voltando ao que interessa...

Um triangulo tem uma definição muito simples, é uma figura geometrica de 3 lados e (logicamente) 3 angulos, ate ai tudo bem, mas os triangulos são tão importantes que uma simples definição não basta, precisamos categoriza-los e dar diretrizes para sua escrita,

Antes de prosseguir, devo ressaltar um dado importante sobre os angulos dos triangulos, sua soma SEMPRE dara 180º, sabendo isso podemos usar esse fato para concluir não só os angulos restantes, mas tambem podemos usar isso em diversas formulas matematicas.

A primeira diretriz de importancia e como nomear os angulos dos triangulos, para nomear um angulo devemos usar letras maisculas , com essas letras nos podemos nos referir a um angulo especifico usando delta(a letra grega, no momento não tenho com transcreve-la aqui) e as 3 letras do triangulo, para saber de qual angulo se trata devemos colocar a letra desse angulo no centro das 3, por exemplo, o angulo ABC referece ao angulo B, que esta entre os angulo A e C.

A segunda diretriz é classificar os triangulos, a primeira forma de classificação é quando a proporção dos lados, assim temos:
Triangulo equilatero: Um triangulo onde todos os seus lados são iguais, e todos seus angulos tambem são iguais, sendo que num triangulo a soma de todos os angulos é 180, logo 180/3=60... Que é o valor de cada angulo.
Triangulo isoceles: Um triangulo onde apenas um dos seus lados é diferente, o angulo oposto a este lado diferente tambem tem um angulo diferente, enquanto angulos opostos aos lados iguais tem angulos iguais.
Triangulo escaleno: é o oposto do equilatero, tem todos seus lados diferentes e consequentemente, todos seus angulos são diferentes.

Quanto aos angulos, temos as seguintes classificações:
Triangulo retangulo: é um triangulo que contem um angulo reto, o lado oposto ao angulo reto é chamada hipotenusa enquanto o lado opsoto aos outros angulos são chamados de catetos. Os outros angulos sempre serão menores que 90º
Triangulo agudo: é um triangulo que tem todos seus angulos como agudos (< 90º), todo triangulo equilatero é agudo pois todos seus angulos são 60º
Triangulo obtuso: é um triangulo que um dos seus angulos é obutso (> 90º)., assim como o triangulo retangulo, os outros dois angulos são agudos.
Triangulo - introdução Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/mathematics/2363756-triangulo-introdu%C3%A7%C3%A3o/

Comentários