Ilusões de óptica nas ruas



Resumo escrito por:MandM
Kurt Wenner é um artista e arquiteto, famoso pelos seus desenhos tridimensionais em pastel, nas calçadas. As suas pinturas são uma forma de arte anamórfica, um tipo de ilusão ótica.

Kurt Wenner começou a pintar calçadas em Roma, em 1982 e em 1984 era reconhecido como um dos mestres nesta arte. Inspirado pelo anamorfismo, uma técnica usada na pintura de frescos nos tectos, para criar a ilusão de altura, ele adaptou-a às superfícies horizontais das ruas, criando pinturas 3 D que se tornaram mundialmente conhecidas e inspiraram outros artistas que começaram a utilizar a mesma técnica.

A pintura de rua, em pastel e giz, não é uma prática recente como se pensa. Já no século XVI, em Itália, havia artistas, chamados "mandonnari" que eram artistas itinerantes, que se deslocavam pelas terras com festas e festivais, pintando a Virgem e outras cenas religiosas, e vivendo das moedas que lhes eram atiradas pelas pessoas que passavam. O nome "mandonnari", que ainda hoje se utiliza em Itália, para os artistas que pintam a rua, tem origem na palavra Madonna, que era frequentemente o tema utilizado.

A inovação de Kurt Wenner foi a de ter combinado esta arte ancestral com a ilusão de ótica, criando uma forma de arte pessoal e diferente que, no entanto, continua a tradição dos mandonnari por se apagar com a chuva ou o tempo.

Por baixo deste texto, encontram-se ligações para galerias de imagens sobre este tipo de arte.


Ilusões de ótica e pinturas de rua Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/2173077-ilus%C3%B5es-%C3%B3tica-pinturas-rua/

Comentários