Filme A Jornada da Alma



Resumo escrito por:AneleLima
Resenha do filme “A Jornada da Alma”.

O Filme conta a história de Sabina Spielrein, uma jovem que em determinado período de sua vida começa a ter um agravamento no seu estado mental (delírios, discurso incoerente, tentativa de suicídio, mudança constante de humor, etc);


 Condenada pela própria família, Sabina é levada para um Hospital Psiquiátrico, onde foi diagnosticada por Jung, inicialmente, com Histeria. Ele viu nela sua chance de testar seu método clínico, seguindo os ensinamentos daquele que ele considerava como “mestre”: Freud.


Submetida à técnica analítica, comandada por Jung, a paciente apresenta durante algum tempo de sua vida, sintomas característicos de um transtorno da personalidade histriônica. Uma pessoa com esse tipo de transtorno costuma externar padrões fixos de comportamentos, relacionados a um conjunto de traços baseados em expressões emocionais excessivas, e por desejos constantes de receber a atenção das pessoas que a rodeiam
Sabina vê em Jung um homem com quem ela gostaria de estar junto e se apaixona pelo médico. O mesmo, por sua vez, começa a enxergá-la como uma moça atraente, e a relação dos dois passa a ser mais do que profissional.
Sua relação com Jung possibilita uma identificação bastante clara dos indícios do Transtorno de Personalidade Histriônica: A dependência, o comportamento manipulador, a dramaticidade, o comportamento sedutor e exibicionista.
Sabina consegue se recuperar e segue os passos de Jung, resolvendo estudar medicina, porém os dois não perdem o contato, pelo contrário, cada vez mais o envolvimento aumenta e Jung começa a questionar se o que ele está fazendo está correto.
Então, depois de pensar, Jung decide acabar com a relação, deixando-a arrasada. A partir daí, alguns sintomas retornaram, como o desejo de morrer, desgosto pela vida e depressão. Sabina atormenta a vida de Jung até que decide se casar e seguir a sua carreira. Ela abre a creche branca, onde cuida de crianças com muito amor, até que começam as guerras, e com isso a creche é fechada.
Sabina e a família são exilados e acabam morrendo no ataque Nazista.

curta esta postagem?

Comentários