entender melhor a TPM



Resumo escrito por:IvoneteLacerda
Livro: TPM sob Controle - Dr. José Bento
TPM é doença?
A TPM é um conjunto de sinais e sintomas que aparecem antes da menstruação. É considerada doença a partir do momento em que venha a causar prejuízos à vida da mulher, sejam de ordem física, emocional ou social.
Atualmente considerada como síndrome pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a TPM atinge cerca de 80% das mulheres desde a menarca (1ª menstruação) até a menopausa.
Apresenta cerca de 150 sintomas que variam de mulher para mulher e até mesmo de ciclo para ciclo – dependendo do estado emocional desta e dos hábitos de vida que são adotados. A TPM pode iniciar 15 dias antes da menstruação e estender-se até 02 dias após o início do sangramento.
Tipos de TPM
1. Tipo A – A Ansiosa
Caracteriza-se por ter como principal sintoma a ansiedade – e suas consequências. A mulher sente como se fosse ineficiente, como se não conseguisse realizar em tempo hábil tudo o que necessita, tornando-se irritadiça, briguenta e intolerante.
2. Tipo C – Compulsiva por doces
A mulher acometida por TPM tipo C, possui uma sensação de fome incontrolável. Isso acontece pelo fato de que seu organismo desenvolve resistência periférica à insulina, o que faz com que ela tenha desejo aumentado pelo consumo de doces, massas, sorvetes e chocolate, e consequentemente aumento de peso – que permanece após o período menstrual. É importante ressaltar que esta mulher quando não come, apresenta dores de cabeça, enxaqueca, irritabilidade e até mesmo desmaios devido à hipoglicemia.

3. Tipo D – Depressiva
A mulher pertencente a este grupo, tem como principais sintomas a tristeza e a melancolia. É o tipo mais comum de TPM, é aquela onde a mulher “chora por qualquer motivo”, encontra-se distraída, desanimada; sente-se insatisfeita, só, inútil e vítima das pressões do dia a dia.
4. Tipo H – Inchada
Neste grupo, o organismo da mulher retém líquidos, principalmente no cérebro, seios e abdômen. Pode apresentar dor de cabeça e seios doloridos, além de aumento de gases intestinais e dores musculares e nas pernas.


A cada mês o quadro de sintomas pode ser mudado. Essa variância está relacionada à alimentação, estilo de vida, bem como a fatores emocionais, físicos e ambientais.

Tpm é uma doença? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/gynecology/2336544-tpm-%C3%A9-uma-doen%C3%A7a/

Comentários