Energéticos podem desgastar os dentes



Resumo escrito por:Giuntini

Açúcar pode apodrecer os dentes,  o ácido em bebidas esportivas também podem fazer algum dano irreversível aos dentes brancos  dizem os pesquisadores.


Um novo estudo publicado na revista Geral Odontologia descobriu que bebidas energéticas e esportivas contêm ácido tanto que começam a destruir os dentes depois de apenas cinco dias de uso consistente. Trinta a 50 por cento dos adolescentes americanos usam bebidas energéticas, diz o jornal, e até 62 por cento de esportistas bebem pelo menos uma vez por dia.

Danos ao esmalte podem fazer os dentes tornam-se sensíveis às mudanças de toque e temperatura, e ser mais suscetíveis às cáries e decadência.

"Os jovens consomem essas bebidas assumindo que eles vão melhorar o seu desempenho esportivo e níveis de energia e que eles são" melhor "para eles do que refrigerante", disse Poonam Jain, principal autor do estudo. "A maioria desses pacientes ficam chocados ao saber que estas bebidas estão, essencialmente, banhando os dentes com ácido."

Jain e colegas analisaram a acidez de 13 bebidas diferentes desportivas e nove bebidas energéticas e submergiram  amostras de esmalte do dente humano em cada uma durante 15 minutos. Em seguida, as amostras submersa em saliva artificial durante duas horas. Isto foi repetido quatro vezes por dia durante cinco dias. Os cientistas observaram danos ao esmalte,

As bebidas energéticas foram os piores culpados, disseram os pesquisadores. Eles disseram que os níveis de acidez variam entre marcas e sabores de bebidas energéticas, e causou duas vezes mais danos que as bebidas esportivas.

"As bactérias transformam o açúcar em ácido, e é o banho de ácido que danifica o esmalte e não, o açúcar diretamente", disse o Dr. David Katz, diretor do Centro de Prevenção de Yale. "Assim, ao incorporar uma carga elevada de ácido em uma bebida, estamos apenas cortando o intermediário no caminho para a cárie dentária".


"Pode haver um papel para eles para a reidratação dos atletas de resistência em condições de treinamento intenso, mas as bebidas esportivas fazem pouco sentido para pessoas comum", disse Katz. "Uma abordagem muito melhor seria trabalhar para melhorar a qualidade do sono e a quantidade e saúde em geral."

"Quando essas bebidas combinmr uma carga de ácido e açúcar, que são prejudiciais para a cintura e um sorriso ", disse Katz.

Energéticos, bebidas esportivas podem desgastar os dentes, diz estudo Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/2287907-energ%C3%A9ticos-bebidas-esportivas-podem-desgastar/

Comentários