destino você acredita no acaso

Acaso existe?

Resumo escrito por:Montyc

Neste livro: "Você acredita no acaso", o autor, em sua abordagem, convida-nos a refletir sobre o que significa o acaso e que sentido podemos extrair para a vida de cada um de nós o fato da sua existência.



Fazendo uma explanação dessa questão pelas vias científicas e filosóficas, busca demonstrar que a fundamentação maior para a ocorrência do acaso no contexto da realidade da vida humana, encontra-se no desenrolar da vida espiritual em sua coexistência com o plano físico.
A ideia de acaso e causalidade apresentada nos leva a entender como e porque os chamados acasos acontecem a partir de um sentido mais amplo da realidade da vida e do viver humano. Faz-nos lembrar da máxima popular de que nenhuma folha cai sem um sentido maior, e, portanto, não cai à toa, ao acaso.
Desta forma compreendemos que tudo está ligado e influencia-se mutuamente, e que o sentido da vida não pode estar limitado aos particularismos das explicações causais científicas, mas antes transcende a lógica material da realidade aparente e descortina-se, desvela-se em seu objetivo maior que é servir de aprimoramento das consciências enquanto seres espirituais.
O mero acaso, o caótico, o trágico, a sorte, o azar, passam a ser instrumentos de aprendizado pelo qual a inteligência humana pode fazer uso conforme o momento presente lhe apresenta como testes, provas e dons. Percebê-los a partir meramente dos olhos da matéria ou dos olhos espirituais é que fazem deles toda a diferença em nossa vida. Entender que a realidade humana não está ao acaso no universo ou que ela existe como um barco à deriva é uma escolha que depende de cada um.
Quando observamos a natureza e seus movimentos, percebemos que ela se faz presente tanto através de seus aspectos caóticos e violentos, como harmônicos e cíclicos. Subjazem em suas aparências, as mesmas leis que podemos encontrar na realidade humana: o que faz brotar, o que faz crescer, o que faz destruir e regenerar para continuar existindo. Isto é, o sentido maior que é a lei do amor e evolução que há em tudo criado.


Acaso existe? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/spirituality/2324162-acaso-existe/

Comentários