como funciona a mágica HP



Resumo escrito por:Montyc

Esse livro apresenta um contexto interessante, pois mostra um paralelo entre a ficção científica criada por J. K. Rowling na sua obra sobre o aprendiz de bruxo Harry Potter, e a ciência atual.


 Ou seja, mostra que o que é apresentado como magia nas histórias de Harry Potter, hoje em dia, pelo menos em muitos casos, a ciência consegue realizar. Assim, mutações genéticas podem gerar efeitos de mudanças de corpos; a física nuclear pode mutar materiais em outros; a física óptica pode gerar hologramas; entre vários outros feitos da tecnologia e da ciência atual. É um livro que mostra através de inúmeros contextos que a magia de Harry Potter não é inexistente e puramente ficção, pois a ciência comprova e faz de forma diferente, mas similar. Dessa forma, é um livro mais científico que trabalha a realidade da magia com relação ao mundo material (utilizando a ciência) do que um livro sobre o mundo espiritual, que trata de uma realidade negada pela ciência que é o mundo espiritual. Entretanto, como é um livro científico, leva o leitor a se convencer de que a magia apenas é a ciência material, esquecendo de mostrar os feitos milagrosos que a ciência não consegue explicar, pois sem necessitar de materiais e técnicas avançadas, tecnologias e tantos conhecimentos, a magia sempre existiu e através da fé, muitas coisas são realizadas no mundo material, sem que a ciência consiga explicar. Por exemplo, em primeira instância, a ciência não consegue explicar por que a fé consegue curar doenças e gerar milagres. Em segundo lugar, o que são os fenômenos telepáticos, telecinéticos, projeção astral, poltergeist, vidência, premonição, entre vários outros. Muitos desses fenômenos conhecidos pelos que lidam com a magia e com o mundo dos espíritos são facilmente entendíveis. Entretanto, em vários desses casos, quando a ciência não consegue uma explicação lógica, tende a transformar em "arquivo x", ou seja, desvia a atenção. Mas, mesmo assim, o livro é bom para ser lido, pois dá bases para variados conhecimentos de modo informal e genérico sobre o que há de mais novo na ciência atual.

A Ciência de Harry Potter: Como a Mágica Realmente Funciona Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/science-fiction/2232474-ci%C3%AAncia-harry-potter-como-m%C3%A1gica/

Comentários