várias formas de tornar os tecidos mais ou menos duros


 por:MandM

Há várias formas de tornar os tecidos mais ou menos duros. Encontrei estas ideias na Internet e experimentei, com bons resultados, a receita da cola branca. É preciso notar, que se forem tecidos com brilho, podem perdê-lo com alguns dos métodos. No meu caso, não me preocupou pois utilizei verniz por cima, o que pode não ser possível para outros trabalhos.
Segue-se a lista dos principais ingredientes que encontrei, com uma breve descrição da forma como deve ser utilizado.

Açúcar
Misture uma parte de açúcar, uma de água e outra de álcool e aqueça até que o açúcar se dissolva. Humedeça a peça com a mistura e coloque num molde até secar.

Arroz
Cozinhe o arroz com muita água. Quando a água estiver a ficar grossa, escorra-a e humedeça a peça com ela.

Maizena
O amido de milho é outro método que permite endurecer mais, ou menos, consoante a quantidade de farinha que se adiciona à água para molhar a peça. Pode começar com uma colher de sopa de maizena para um litro de água. Estenda a peça com cuidado e deixe-a secar, mas não completamente. Depois passe-a a ferro numa temperatura não muito quente, para não escurecer a farinha.

Cola branca
Misture duas medidas de cola branca, com uma de água e meia de álcool. Utilize uma escova para impregnar o tecido com este produto, para que ele se espalhe bem e se entranhe no tecido sem deixar marcas brancas.

Cimento
Mergulhe o tecido em cimento branco muito diluído, escorra e deixe secar.

Gesso
Embeba a peça em gesso com água e deixe secar.

Resina líquida
Passe a resina com pincel sobre o tecido. Atenção ao secar, pois não pode ser corrigir qualquer defeito depois de seco. Pode também utilizar lã de vidro, em vez de pano, para obter um resultado muito parecido ao do tecido.

Polvilho
No Brasil é também utilizado o polvilho azedo. Deve-se dissolver o polvilho num pouco de água e deitar a mistura em água a ferver, mexendo bem. Tal como com a maizena, pode-se juntar mais ou menos polvilho, consoante quisermos a peça mais ou menos dura.

É claro, que também existem no mercado, endurecedores de tecido prontos a plicar. É sempre uma solução para quem não quiser arriscar em nenhum destes.
Vários métodos para endurecer tecidos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/hobbies/2133522-v%C3%A1rios-m%C3%A9todos-para-endurecer-tecidos/

Comentários