todos Pecados e Escândalos



Resumo escrito por:Tchaikovsky

Nem todo escândalo é pecado, porém todo pecado é escândalo. Existe uma lista bastante considerável de pecados e escândalos, embora pareçam similares


, não são. Pois o que é pecado para Deus, nem sempre é aceito como pecado para o homem, o que é um grande erro e o que é escândalo para os homens nem sempre é um pecado para Deus.
    O que significa pecado? Pecado vem da palavra pecar que significa errar o alvo, isso teologicamente falando, porque numa sociedade liberalista,onde não existem regras de conduta, moral e civismo, que é a realidade de uma sociedade pós-moderna, tudo é relativo, não se aceita uma verdade absoluta; muitos não aceitam esse termo “pecado” e ainda brincam com ele como se fosse coisa da antiguidade, mas pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus, portanto, é bom verificar pela Sua Palavra o que realmente desagrada a Deus. Veremos mais adiante alguns tipos de pecados, diante de Deus.
    O que significa escândalo? Tudo aquilo que causa repulsa ou constrangimento em alguém ou em uma sociedade. Existem escândalos que são sociais e até ferem a santidade do crente (aquele que tem sua vida a serviço do Senhor). Há também escândalos que são apenas culturais, coisas que uma determinada civilização acredita e apóia e são feridas por determinadas pessoas causando-lhes escândalos, mas que não são pecados perante Deus. Mais adiante veremos uma pequena lista de alguns escândalos.
    Quanto aos pecados: Existem dez mandamentos do Senhor, registrados em Êxodo 20.1-17 que foram resumidos pelo próprio Jesus, Ele não os invalidou apenas os resumiu para ensinar a humanidade a refletir sobre a importância do Amor – a Deus e as pessoas (Amar a Deus sobre todas as coisas referindo-se a QUATRO teológicos e  amar ao próximo como a si mesmo, SEIS sociais).
    Observemos que na Palavra de Deus existem pecados que impedem o homem de entrar no Reino de Deus, em Ap. 21.8,27 e 22.15 ficam registrados os pecados de impiedade (relacionamento com Deus – feitiçaria e idolatria, incrédulos) e perversão (relacionamento com homens – cães – abominações, sodomitas, impuros, assassinos e mentirosos, ); Gálatas 5.19 prostituição, impureza, lascívia(sensualidade), idolatria, feitiçaria, inimizades(contendas), porfias(contendas), emulações(querer ser superior ou melhor que alguém), iras,pelejas e dissensões(contendas), heresias, invejas, homicídios, bebedices e glutonarias(se entregam ao vício do álcool e da comida sem controle) e coisas semelhantes a estas (tudo o que se referir a esses pecados).
    Quanto aos escândalo: Eles dependem muito do tipo de cultura ou sociedade com seus costumes. Há na cultura indiana uma proibição quanto a comer carne, e no tempo de Paulo ele já havia falado sobre isso quando disse em ROMANOS 14.21 “Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece.” Esse costume já é bem antigo, e ele estava se referindo aos irmãos que viviam naquela região que não comessem carne para não escandalizar aquelas pessoas e assim ficava difícil a entrada do Evangelho naquele lugar. Mas Deus não proibiu a ninguém de comer carne, DEUTERONÔMIO 12.15 “Todavia, conforme todo o teu desejo, poderás degolar, e comer carne dentro das tuas portas, segundo a bênção do Senhor teu Deus que ele te houver dado; tanto o imundo como o limpo comerão dela, como da gazela e do veado;”
    Também em alguns países orientais até mesmo mascar um chiclet ou tomar um sorvete em público é uma falta de educação e pode até se tornar um escândalo, como um beijo na frente de outras pessoas. Existe na cultura hebraica o costume das danças e do uso de muitas jóias, são pessoas muito cheias de alegria e gostam de expressar-se de modo muito exuberante, são conservadores quanto suas tradições político-religiosas e sociais, porém gostam de externar o que sentem, por isso que na maravilhosa travessia do Mar Vermelho Mirian se alegrou com suas companheiras e dançou, tocando pandeiros e tamborins que são instrumentos usados pelas mulheres até os dias de hoje. Davi também quando venceu mais uma de suas batalhas, saiu às ruas dançando e pulando de alegria de uma forma tão escandalosa que até a sua mulher lhe reprovou. Mas essas passagens não são para servir de ponto de apoio para regra de fé e sim apenas uma referência sobre os costumes de um povo. Mas que em nenhum desses escândalos há pecado, no comer carne na Índia, ou beijar-se publicamente na Ásia Oriental ou jogar lixo nas ruas de Berlin(que é um escândalo) ou até mesmo a dança de Mirian ou de Davi, ou de qualquer outra pessoa que empolgada pela sua alegria não consegue controlar sua emoção. Devemos tomar cuidado quanto aos pecados que verdadeiramente escandalizam o Evangelho,pois, existem escândalos que verdadeiramente são pecados, tais como: roubar, matar , levantar falso testemunho, prostituição(adultério, fornicação, sodomia, bestialidades...), avareza, cobiça...tudo isso é iniquidade, que são as obras do iníquo ou satanás, por isso que iniquidade é pecado.
    Devemos pensar nas coisas que vem do alto onde está o Autor e Consumador de nossa fé (I JOÃO  (cap. 3.15) “Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.”


Pecados e Escândalos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/spirituality/1913770-pecados-esc%C3%A2ndalos/

Comentários