secar flores para arranjos



 por:MandM
Para fazer a recolha das flores escolha um dia seco. As flores devem estar totalmente abertas e livres de orvalho ou chuva. As flores herbáceas devem ser colhidas antes de largarem a semente. Apanhe sempre mais do que o previsto, pois algumas flores podem estragar-se. Use somente as flores mais perfeitas pois os danos tornam-se mais óbvios após a secagem. Coloque os caules num recipiente com água para impedir que enruguem. Deve proceder à sua secagem logo de seguida.

Método de secar flores

Existem 3 formas diferentes de secar as flores:

Secagem com sílica

A sílica ajuda a extrair a água das flores. Este produto deve ser conservado em recipientes fechados para não absorver humidade, mas torna a secar rapidamente no forno da cozinha com uma temperatura de 120 a 130°C .
Modo de secagem: coloque as flores sobre a sílica. Com uma colher, espalhe mais sílica, cobrindo as flores completamente. Espere um dia ou uma noite para as flores secarem completamente.

Secagem na areia

Seque previamente areia fina no forno do fogão da cozinha e deixe arrefecer. Este método é especialmente indicado para a secagem de flores grandes e delicadas, como rosas, tulipas ou cravos. Pode servir-se de caixas de sapatos para enterrar as flores. Todas as pétalas devem ficar rodeadas de areia, por isso, flores como as margaridas, por exemplo, devem ser mergulhadas com a cabeça para baixo na areia, as flores em forma de cálice devem ser primeiramente cheias com areia e depois enterradas.

Todas as folhas devem ser retiradas e nas flores muito grandes deve-se cortar os pés até uma altura de 2-3 cm.
Todos os caules devem levar arame para dar apoio. nos caules ocos, introduz-se-lhes o arame que fica preso ao receptáculo mediante um pequeno gancho formado na extremidade para ajudar a retirar a flor, posteriormente. O período de secagem pode variar entre poucos dias e um mês, no máximo.

Secagem ar livre

As flores de plantas não muito carnudas são colocadas de cabeça para baixo num local escuro e arejado. Resguardadas da luz, elas conservam as cores.


Como secar flores para fazer arranjos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/home-and-garden/2176873-como-secar-flores-para-fazer/

Comentários