monitorar chegada de tsunami



Resumo escrito por:sheilastutz
Nasa testa sistema para monitorar tsunamis

Uma equipe de pesquisadores da Nasa completou com sucesso a primeira demonstração de um protótipo de sistema para previsão de tsunamis.

Usando informações vindas de milhares de GPS globais e regionais, o novo sistema pode avaliar o surgimento de novos terremotos e prever o tamanho dos possíveis tsunamis.

O novo sistema, desenvolvido pelo pesquisador Y. Song Tony e sua equipe no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, cruza informações do Nasa´s Global Differential GPS (GDGPS) e dados sobre a costa e profundidade dos oceanos. Dessa forma, o sistema é capaz de prever a

energia transferida de um terremoto para as águas, tamanho das ondas e sua velocidade de propagação.

Segundo o estudo, a equipe conseguiu prever com sucesso o tamanho do tsunami provocado pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no dia 27 de fevereiro deste ano.

Poucos minutos depois do terremoto acontecer, a rede GDGPS capturou os dados de movimento da Terra e os enviou para a central, que calculou o impacto sobre as águas. O tsunami atingiu 4,8 na escala e foi classificado como moderado (o nível máximo é 10).

Segundo o pesquisador, o novo sistema pode efetivamente prever o tamanho das ondas gigantes, além de auxiliar para a redução de alarmes falsos, que diminuem a confiança das populações litorâneas em relação a qualquer espécie de alarmes.

De acordo com a Administração Nacional dos Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, os tsunamis já causaram a morte de 420 mil pessoas desde 1850.
Nasa testa sistema para monitorar tsunamis Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/f/exact-sciences/2015594-nasa-testa-sistema-para-monitorar/

Comentários