melhor gerenciar uma carreira



 por:Tompereira
Carreira pode ser entendida como sendo um conjunto de atitudes, comportamentos e atividades que resultam em experiência que conduz as pessoas a ter sucesso ou não em sua vida profissional.
Com isso cada pessoa é responsável pelo planejamento e gerenciamento de sua carreira, todas as suas atitudes vão influenciar no futuro de forma positiva ou negativa, isso vai depender do seu comportamento durante sua vida profissional.
As suas atitudes devem ser bem planejadas e se for necessário rever alguns conceitos e atitudes, reveja-as. Mas o que devemos fazer para melhor gerenciar uma carreira:
Uma das coisas mais importantes, talvez a mais importante, seja a do autoconhecimento, saber quais são seus verdadeiros desejos, anseios, aptidões, quem você é e o que deseja ser profissionalmente, feito isso você pode iniciar o planejamento e só depois dar inicio ao gerenciamento.
Outro ponto importante também que dever ser levado em consideração são suas metas pessoais, todo profissional deve definir onde quer chegar e de que forma vai fazer isso, seja através de uma promoção ou fazendo uma pós-graduação ou ainda buscando em outra área a sua realização profissional.
A carreira dever ser dividida em fases:
A Primeira fase vai dos 21 aos 31 anos de idade, esta é uma fase objetiva onde o profissional busca ganhar dinheiro, aceita desafios e esta em busca de promoções.
A segunda fase vai dos 31 aos 43 anos de idade, nessa fase o profissional esta mais preocupado com as necessidades familiares ai os desafios deixam de ser atrativos e busca por segurança é mais importante.
A terceira fase vai dos 43 aos 55 anos de idade, dependendo do que foi planejado anteriormente esta pode ser a melhor fase de sua carreira, pois se tem experiência e tranqüilidade financeira, mas se o seu planejamento não foi bem feito esta fase pode ser a pior, pois devido a idade não se pode mais fazer grandes mudanças na carreira, nessa fase o profissional deve ficar atento as mudanças à sua volta e estar pronto e disposto a se reciclar fazendo cursos ou desenvolvendo novas técnicas.
Após os 55 anos de idade o profissional que planejou e gerenciou bem sua carreira deve apenas desfrutar de tudo aquilo que conseguiu na vida sem se preocupar com dinheiro ou desafios.


Gerenciamento de Carreira Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/careers/2147667-gerenciamento-carreira/

Comentários