livro sobre vida sentimental e familiar



 por:Contestadora
É um livro que vale a pena ler. Nele ficamos a conhecer um pouco da vida sentimental e familiar dele mas essencialmente a forma como encarou a doença que lhe foi diagnosticada aos 54 anos.
António Feio nasceu a 6 de Dezembro de 1954 em Lourenço Marques, atual cidade de Maputo, sendo o mais novo de 4 irmãos. Por volta dos 7 anos veio para Portugal, vivendo em Carcavelos. Foi aí, que pela mão de vizinhos ligados ao teatro, foi lançado no mundo do espetáculo, por volta dos 11 anos.
Em 2009 foi-lhe diagnosticado um tumor gigante no pâncreas, que na maioria dos casos é fatal.
Ao longo do livro ficámos a conhecer o árduo caminho que ele teve durante um ano e meio na luta contra esta doença.
Segundo as suas próprias palavras uma das coisas boas que a doença lhe trouxe foi a possibilidade de rebobinar a sua própria vida. Recorda todos os momentos felizes fazendo-nos passar por bons momentos de humor o que é de louvar perante a situação que ele estava a viver.
Temos também o testemunho de dois médicos que o acompanharam ao longo desse ano e meio. Segundo o Dr. Nuno Gil a resistência tem a ver com a atitude de cada um no processo de desenvolvimento da doença e que o resultado dos tratamentos tem muito a ver com a atitude de cada um perante as dificuldades, que devemos aceitar que não somos imortais e que devemos aproveitar o dia-a-dia e ter consciência do presente e agradecer. António Feio teve sempre uma atitude positiva chegando a dizer “Ok, isto pode ser incurável, mas qual é o caminho para que tudo possa correr melhor?”
A Dra. Isabel Neto que o apoiou nos cuidados paliativos, diz-nos que António optou desde logo por nos mostrar que estava doente com um cancro e que era igual ao comum dos mortais, não se refugiando numa pretensa aura de fama. Viveu a doença com tenacidade, com coragem e com humor, revelando grandeza. Teve um grande impacto na vida de muitas pessoas.
O livro termina ainda com várias histórias de humor, fazendo-nos rir bastante, tendo sido mesmo esse o propósito, segundo a autora, o que demonstra mais uma vez uma grandeza de espírito atitude positiva.
A mensagem principal que António Feio quis deixar neste livro foi que se há um problema é preciso resolvê-lo da melhor maneira, não devemos ficar quietos, há que tentar de tudo e nunca desistir.

nome do livro: aproveitem a vida

Aproveitem a Vida Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/2352604-aproveitem-vida/

Comentários