laje pré moldada o que é



Resumo escrito por:migsa
  • O que são?

Lajes moldadas in loco ou maciças são totalmente executadas no local da obra, demandando assim, uma estrutura de madeira (bandeja, forma) para que sirva de base para a ferragem e o concreto.



As lajes pré fabricadas são mais comuns nas obras. Nos modelos mais usuais, são colocadas "vigotas" de concreto, dimensionadas de acordo com as cargas. Entre elas há tavelas de cerâmica ou isopor, que são a base para o concreto.

  • Laje in loco - R$ 84,00 o m² (2011)
Material: Madeirite simples ou borracha para a bandeja, tábuas de madeira para travamento, pontaletes para escoramento, armadura de aço e concreto.
Tipos: Os três tipos de laje mais comuns em residências são: a simples, que é a mais utilizada nas casas brasileiras, tem uma superfície plana na parte superior e na inferior e fica apoiada em vigas de contrução; a no formato cogumelo, ou puncionada, que se apoia nos pilares - isto é, não tem vigas de apoio - e por isso, precisa ser reforçada com maior quantidade de ferro e maior espessura de concreto neste ponto de contato; e a nervurada, que é constituida por um conjunto de vigas que se cruzam e são concretadas junto com a laje superior e inferior, permitindo grandes vãos por distribuir melhor as cargas.
Características: Na laje moldada in loco é possível vencer grandes vãos maiores com espessura menor. Além disso, é menos suscetivel a trincas e fissuras. No entanto, a sua preparação em residências é mais demorada. Ela também é mais pesada por m², o que faz com que os pilares e a fundação da residência precisem aguentar carga extra. Como ela exige mais material, em geral, o seu custo final é mais alto.

  • Laje pré-moldada - R$ 78,00 (2011)
Artigos: Tábuas de madeira para travamento, pontalentes para escoramento, vigotas de concreto (que são compradas prontas), tavelas de cerâmica ou isopor, malha de aço e concreto.
Espécies: Há três tipos mais utilizados na construção de asas: treliçadas com lajotas, treliçadas com isopor e os painéis de concreto. Nas lajes treliçadas com lajotas, as vigotas com uma armação superior treliçada são colocadas lado a lado, preenchidas com lajotas cerâmicas e cobertas com concreto. Outra opção é a treliçada com isopor que segue o memso princípio da anterior, apenas substituindo as lajotas por leves blocos de isopor. Há ainda os painéis de concreto treliçado: que ficam lado a lado e se encaixam.
Qualidades: A laje pré-fabricada é mais barata e prática para ser feita. Mas não é tão eficaz para vencer vãos com espessuras menores quanto as que são feitas in loco.
Mão de obra: Para a pré-fabricada, é preciso pedreito e ajudantes. Na produção da laje in loco recomenda-se além do pedreiro e ajudantes, um carpinteiro para a base e um armador para a ferragem.


Laje in loco e Laje pré-moldada Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/home-and-garden/2222018-laje-loco-laje-pr%C3%A9-moldada/

Comentários