Inteligência múltipla descobertas

 por:ProfessorFrancisco

Inteligência múltipla apóia-se nas novas descobertas neurológicas procedidas em HARVARD e
em outras Universidades dos Estados Unidos, que mudaram as linhas de conhecimento neurológico sobre a mente humana, segundo no diz
Antunes (pág. 22).

Temos a Inteligência Lingüística ou Verbal, Lógica-Matemática, Espacial, Sonora ou Musical, Cinestésica-Corporal, Naturalistas e Pessoais.

Inteligência Lingüística
caracteriza-se pela clareza, na expressão das idéias, a Lógico-Matemática é a que permite o pensamento direcionado dentro de um padrão de construção, a Inteligência Espacial caracteriza-se pela finalidade do espaço com relação ao espaço físico. A Sonora ou Musical é a percepção em relação ao som. A Cinestésica-Corporal diretamente relacionada ao movimento corporal como objeto de diálogo. Naturalista tem relação direta com a ecologia como forma de entender a natureza. Pessoais, esta diretamente relacionada à forma como o ser humano se situa dentro do universo.

A atualização das informações dentro das competências colocadas nas formas do aprender e principalmente a forma do aprender do aluno, um foco no processo ensino aprendizagem. Todo o processo pedagógico alicerçado nas formas de conduzir e avaliar a prática de forma a verificar os avanços e retrocessos, para compor uma aprendizagem plena e satisfatória.


JOGOS OPERATÓRIOS


É constituído como ferramenta de ensino de Geografia e História, o objetivo é na verdade facilitar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem não estimulando competitividade ou brincadeira com este processo, muito se agrega informações. A aplicação é voltada a dinâmica de grupo, muito embora possa também ser aplicado individualmente ou em duplas e podem atingir o objetivo e captar a atenção dos alunos. Primordialmente a preparação da estrutura e conteúdo dos jogos, pelo professor é o que demanda uma especificidade, que no final torna a presença do professor dispensável. Com relação às Inteligências Múltiplas especificamente dentro de cada ramo de atuação, temos os Jogos Operatórios, que podemos ter uma relação dentro de cada competência a ser desenvolvida.

Inteligências Lingüísticas podem utilizar o jogo de palavras, que tem uma proposta de discutir revisitar conteúdos. Lógico-Matemática o Cliber é o jogo mais apropriado para esta inteligência, pois incrementa e estimula a criatividade e trabalha a reflexão. Espaciais podem utilizar o arquipélago que tem em sua especificidade a integração e a construção significativa de saberes contextualizados em diferentes fontes. Inteligências Sonoras podem utilizar o jogo telefone por propiciar a discussão e compreensão num ambiente controlado. Já a Cinestésica-Corporal, o painel integrado pode ser utilizado, pois encaminha o aluno a síntese e análise, que ultrapassa a esfera verbal. As Naturalistas podem
utilizar os peritos e interrogadores a principal função é organizar questões e explorar o raciocínio de argumentos lógicos.
E finalmente Pessoais utilizamos o personagem oculto, pois busca trabalhar a questão lúdica e tem um aprofundamento conceitual e sintetiza a questão do trabalho em grupo.


CONCLUSÃO

O processo de ensino baseado na operação de Jogos Operatórios tem um apelo pedagógico que se bem potencializado pelo professor, terá forte retorno no universo de aprendizagem do aluno, pois irá ser uma ferramenta diferente e digamos fora do modo ortodoxo como o aluno enxerga a obtenção de conhecimento, entretanto a preparação e a entabulação do conteúdo demanda uma atenção especial por parte do educador.


BIBLIOGRAFIA

ANTUNES,
Celso, 1937
A sala de aula
de geografia história: inteligências múltiplas, aprendizagem
significativa e competências no dia a dia / Celso Antunes. –
Campinas, SP : Papirus, 2001. – (Coleção Papirus Educação)





A sala de aula de geografia história Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/opinion/2341334-sala-aula-geografia-hist%C3%B3ria/

Comentários