flor da família das azáleas



 por:LuizCarlosPereira
Na Primavera de 401 a.C., as guerras assolavam a Grécia. Em uma das batalhas ocorridas, alguns soldados encontraram um grande ninho de abelhas, provaram o mel e caíram inconscientes. Xinofonte, o comandante do exército descreveu o acontecimento: "Havia muitos soldados doentes, como se tivessem saído de uma batalha. Mas no dia seguinte ninguém havia morrido. Eles começaram a recuperar a consciência e após o terceiro dia todos já se sentiam melhor."
Mais tarde foi descoberto que os soldados comeram mel proveniente das flores silvestres rododendro, flor da família das azáleas. A mais famosa da família das azáleas é a azálea indiana. As suas flores estão cheias de néctar, mas o mel possui características específicas e tem alguns alcalóides perigosos.
A tradução literal do grego "azálea" significa "seco". Porque a azálea antes de florescer parece um arbusto com alguns ramos secos.
Durante muito tempo os botões da azálea permanecem semi-fechados, como se estivessem a esconder a própria beleza. Mas depois florescem em cores vivas. Cada pé de azálea pode conter cerca de 500 flores, que duram 18 dias. Mas todas as plantas dão flor por cerca de dois meses.
Ninguém fica indiferente ao ver uma coroa de azáleas brancas, douradas, vermelhas ou roxas. Às vezes florescem onduladas ou abertas em forma de taça.
As azáleas colocadas em um vaso deslumbram durante 2 semanas. Elas pertencem à subfamília do rododendro, à qual apenas pertencem árvores e arbustos. A forma mais conhecida da sua utilização encontra-se nos jardins paisagísticos do Japão e da China.

A Azaléa Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/home-and-garden/2189017-azal%C3%A9a/

Comentários