Fazer pós graduação é importante?



:RafaelAbrahao
“O conhecimento é a única coisa que não conseguem tirar de você; sem ele, você não consegue ser cidadão”. Esse enunciado mostra algo que deve ser considerado quando o assunto é estudar. As pessoas estudam para quê? Para aumentar o salário? Para conseguir um emprego melhor? Ou para conhecer novas ideias, propor soluções para melhorar a realidade social em que vivem?

Ao considerar o último questionamento, nota-se que poucos pensam dessa maneira, porque o mundo globalizado, voltado ao exagero do consumismo, faz com que as pessoas se voltem para o ganho financeiro, esquecendo-se da função primordial do conhecimento: a criação de novas ideias, novas formas de pensar a sociedade. Nesse entremeio, as graduações feitas no Brasil estão se tornando, cada vez mais, tecnicistas, em que cursos como Engenharia Civil, Ciências da Computação ou, até mesmo, Matemática – curso voltado, essencialmente, à formação de professores – não se importam com disciplinas como Filosofia e Sociologia. Sujeitos se graduam sem, sequer, ter noções sobre como ser cidadãos capazes de mudar a mesmice vivida atualmente; indivíduos sem identidade, sem respeito, sem noção sobre o que é (con)viver com os outros.

Como alternativa para tal situação, profissionais de diversas áreas buscam, em cursos de pós-graduação, uma forma de adquirirem conhecimentos que não lhes foram passados durante a graduação. Opções como especialização, mestrado e doutorado são, porquanto, uma escolha que as pessoas fazem para a obtenção de informações relevantes para suas atividades laborais, além de incitar reflexões no que tange a melhorias locais, regionais, nacionais e, porque não, internacionais.

Diante dos aspectos supramencionados, há de se salientar que, quanto mais conhecimento se adquire, mais se consegue compreender as problemáticas sociais que permeiam nosso mundo e, a partir disso, são criadas novas soluções. É preciso, pois, dar importância aos cursos de pós-graduação pelo fato de eles serem espaços voltados a discussões e à aplicabilidade destas em práticas sociais; afinal, de que vale o conhecimento se ele não é utilizado efetivamente?

A importância de se fazer pós-graduação: algumas considerações Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/opinion/2314838-import%C3%A2ncia-se-fazer-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o/

Comentários