exercícios suavizar problemas de visão



 por:Sanmys

A prática diária de exercícios simples ajuda a recuperar e conservar seus olhos, e, o uso dos óculos pode ser minimizado e até dispensado em alguns casos.


 É o que ensina o autor em “Recupere e Conserve seus Olhos” em sua 9ª Edição Revisada e Ampliada que comemora 50 anos de uso dos exercícios do Método Bates. Aprenda a ‘piscar’ que já é um bom começo!
O órgão e a função que mais sofre com os hábitos de vida moderna são os olhos. Não há pessoa que possa assegurar que não vai ter problemas de visão. No Prefácio, o autor lembra ao leitor que o que está a ensinar através dos exercícios e orientações sobre Saúde, não se constitui num método mágico, porém oferece um conjunto de atitudes e comportamentos que vão ajudar na recuperação e conservação da visão. O livro contém uma síntese dos principais problemas visuais: miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, glaucoma, catarata, vista cansada, cegueira parcial e cegueira mental, e explica as causas ou razões desses defeitos. Dedica um capítulo aos exercícios segundo H. Peppard: - 1- Piscar; 2- Fixação Central; 3- Mobilidade; 4- Os olhos e a Luz; 5- Grande Volteio – o Quadro de Snellen; apresenta o tratamento para cada caso através de exercícios e comportamentos. Segue com um resumo do ‘Veja Melhor Sem Óculos’ de Ralph J. Mac. Fadyen, chamando a atenção para a necessidade de relaxar os músculos e ver sem esforço, pois quem vê é a mente. Seguem-se os exercícios acompanhados de ilustrações. No capítulo sobre “Conselhos Práticos” reforça a importância de cada exercício, o descanso dos olhos, o controle mental, etc.; inclui também outros textos chamando a atenção para a importância de uma alimentação correta, da iluminação, da postura correta, o piscar como forma de lubrificar os olhos, a necessidade de descaso, de exercícios ao ar livre – Sol, prática de esportes, jardinagem, etc., como formas de melhorar e até recuperar o bom funcionamento da visão.
Conclusões – A Força de Vontade de cada um é que vai fazer a diferença no resultado da prática diária dos exercícios, que, depois de aprendidos, podem ser praticados em qualquer lugar – em casa, no trabalho, caminhando, ou repousando. Os exercícios não têm efeitos colaterais e podem ser praticados por crianças, jovens, adultos e idosos.
Nos Apêndices temos outras informações sobre o uso de outras técnicas como: ‘Yoga para os Olhos’, DO-IN, Shiatsu, Acupuntura (ilustrado), Macrobiótica. Em Exercícios Básicos ressalta a importância da Respiração, da Concentração Mental e a Arte de Descansar. Encerra com um capítulo especial sobre a Recuperação Visual abordando questões como: Alimentação e Visão; Dores de Cabeça e órgãos doloridos; diagnósticos dos problemas de saúde; antibióticos, regeneração dos olhos, hidroterapia, naturismo e sugestões de colírios naturais incluindo o uso da própria saliva conforme o ensino de Diógenes, o filósofo grego. Cirurgias? – cada um deve estudar com cautela seu caso. Os exercícios podem ajudar antes e depois, se esta for indispensável.
Acompanha o Quadro de Snellen para exercícios.

Recupere E CONSERVE SEUS OLHOS - 9ª ED. REVISADA E AMPLIADA Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/ophthalmology/2348452-recupere-conserve-seus-olhos-9%C2%AA/

Comentários