Colecionador de Segredos livro

O Colecionador de Segredos


Resumo escrito por:StellaChris

Beto vivia num país onde todas as pessoas quando completassem 12 tinham que colecionar alguma coisa.
Ele iria fazer 12 anos e precisava decidir o que colecionar


, então começou a observar as coleções das pessoas. Adorava a coleção da vizinha Margarida. Ela era colecionadora de lembranças. Vivia presenteando as pessoas com lembranças. Todos adoravam, inclusive Beto que adorava ver através dos presentes dados por ela o passado das pessoas, e foi assim que descobriu que seus pais haviam sido crianças também. Sua mãe era colecionadora de medos e seu pai de preocupações. Seu pai disse-lhe que desde criança colecionava preocupações, e quando se apercebeu ja estava repleto delas e não conseguiu mais mudar a sua coleção. Um dia Beto estava no quarto de sua mãe e descobriu em uma gaveta uma foto de sua mãe vestida de bailarina e um diário, no qual ela dizia que um dia seria bailarina, teria um filho que se chamaria Beto e seria colecionadora de coragem. Nesse momento Beto refletiu e não entendia porque sua mãe havia mudado tanto, não tinha se tornado bailarina e colecionava medos.
Sua mãe entrou no quarto e pediu-lhe que guardasse todas aquelas lembranças pois não queria que seus medos se espalhassem. Foi nesse momento que ela explicou- lhe que com o tempo suas lembranças haviam ficado tão amareladas que se tornaram medos, então, Beto percebeu que um dos maiores medos de sua mãe estava tentando fugir da gaveta; era o medo de se expor. Beto nesse momento deu um abraço bem apertado em sua mãe e foi percebendo que algo estava se transformando, naquele momento a mãe de Beto também se sentiu diferente e percebeu que muitos de seus medos que estavam na gaveta estava caindo no chão. Beto sugeriu que ela comprasse um produto chamado REMOVE-DOR para que tentasse mudar seu destino, e sua coleção. A partir de então, a mãe começou a usar REMOVE-DOR em toda a casa, e o ambiente começou a se tornar diferente.
O pai começou a perceber as mudanças, até que um dia a mãe de Beto anuncia que vai trabalhar fora. O pai com suas preocupações reluta, mas Beto incentiva sua mãe. Ela consegue por em prática sua idéia, e o marido por fim percebe que a mulher se tornou muito mais feliz trabalhando.
Por fim chegou o dia do aniversario de Beto, eles iriam acampar. Beto deveria revelar a todos os familiares e amigos o que iria colecionar. E foi lá nesse passeio, no momento que Beto ia revelar sua coleção, o cofre escorregou de sua mão e caiu dentro de uma fogueira.
Beto então percebeu que não precisava daquele cofre, porque tudo que precisava estava dentro dele e decidiu naquele momento Colecionar Segredos. O livro é envolvente, rico em detalhes e linguagem figurada.
Vale a pena ler, refletir e aplicar.


O Colecionador de Segredos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/children-and-youth/2304923-colecionador-segredos/

Comentários