cola de arroz é um produto bem conhecido


 por:MandM
Na Ásia, a cola de arroz é um produto bem conhecido. Este adesivo extremamente resistente pode ser usado para colar todos os tipos de papel. É utilizado em encadernação tradicional e produtos de cartão de luxo: papéis colados com cola de arroz são considerados à prova de laceração. Apesar de branco, quando húmida, a cola de arroz torna-se transparente quando seca.

Numa panela com 1 litro e 3 copos de água, cozinhe 200 gramas de arroz ou farinha de arroz em lume brando. Quando o arroz estiver cozido, o amido que contém irá naturalmente diluirse na água. O líquido engrossa e clareia. Adicione um pouco de água se necessário e aqueça a mistura.

Filtre a cola e deixe arrefecer. Armazene a cola num ambiente fresco e num recipiente bem fechado, como um frasco de doce, e ela irá durar uma semana ou mais. Agite antes de usar. Você pode proteger as colagens e desenhos com uma capa deste cola.

Com cola de arroz colorida com pigmentos ou guache, você pode criar padrões originais e efeitos decorativos em papel, que pode então ser usado para scrapbooking, enquadramento, decoupage, artesanato de papelão, papel de embrulho, e assim por diante.
Como fazer cola de arroz 

Comentários