capacidade das lentes dos óculos de absorver os raios UV


Resumo escrito por:Ana Atlantis

Num estudo realizado pela Transitions Optical inserido no seu programa de Saúde Visual,concluí-se que cerca de 80 por cento dos inquiridos sabem que uma exposição prolongada ao sol pode provocar cancro de pele mas, apenas 9 por cento estão conscientes dos perigos,que os raios UV representam para os olhos,já que a dita exposição,pode causar doenças como cataratas ou degeneramento macular.
Os pequenos são os que precisam de maior atenção e cuidados.
As crianças são o grupo de maior risco quando se fala nos perigos do sol,pois, cerca de 80 por cento da exposição aos raios UV ocorrem nos primeiros 18 anos de vida.
Assim sendo, a escolha de uns bons óculos de sol é essencial.Os óculos ideais são aqueles que diminuem a luz visível a nivéis confortavéis,e que bloqueiam inteiramente os raios UV,invisíveis,porém nocivos para os olhos.
A capacidade das lentes dos óculos de absorver os raios UV depende dos cromóforos(moléculas que absorvem os raios UV) presentes,não importando a cor dos óculos,se muito escuros ou mais claros.
Pacientes que foram operados ás cataratas e não usam lente intra-ocular,ou usam lentes que não fornecem protecção UV,têm mais dificuldade com o sol assim como pacientes com Retinite Pigmentosa,por não apresentarem mecanismos de reparo celular para danos induzidos pelos raios UV.Todas as pessoas que querem manter os seus olhos saudavéis,confortavéis,eliminando,reduzindo ou retardando problemas na córnea,cataratas,retinopatias solares,devem então usar uns bons óculos de sol.
Sol Perigoso Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1633108-sol-perigoso/

Comentários