Adubo orgânico em casa



 por:MandM
Coloque uma caixa sem fundo diretamente no solo. Não enterre a caixa pois há necessidade de ventilação.
Esta caixa pode ser de tijolo, madeira ou o que você puder reaproveitar. Pode até ser um alguidar de plástico desde que lhe faça bastantes furos de lado para a circulação de ar.
Lá dentro irá colocar cascas de frutas, legumes, folhas de verduras, cascas de ovos, borras de café, erva, folhas secas.. só não pode por restos de comida, como carne, pois apodrece, provoca mau cheiro e atrai bicharada.
Deixe algumas frestas laterais na caixa para a circulação do ar.
Sempre que colocar o seu lixo orgânico, mexa bem e coloque um pouco de terra ou areia para cobrir.
Pode fazer uma divisão ou duas pois quando estiver preparando um adubo, num dos lados, o outro já estará disponível para ser usado.
No verão o processo de decomposição é mais rápido que no inverno e devido à temperatura devemos molhar o adubo para facilitar a fermentação.
Depois de um período de descanso de algumas semanas, o seu adubo estará pronto para ser usado
No caso de muita chuva, coloque uma telha sobre a composteira, mas não se esqueça de a retirar quando acabar de chover.
Pode-se também envolver a composteira com uma rede de mosquiteiro no caso de muitas moscas. Se estes bichos estiverem aparecendo em excesso provavelmente existe algo de errado com o adubo.
Intercale camadas de materiais orgânicos como palha, relva cortada, restos de poda, folhas caidas, um pouco de terra, etc. Pode também colocar restos de ração de animais.
Revolva periodicamente e cuide do excesso de humidade ou da falta dela.


Como Fazer Adubo Orgânico Caseiro Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/home-and-garden/2176144-como-fazer-adubo-org%C3%A2nico-caseiro/

Comentários