Vamos conhecer um pouco sobre o TUMBLR


Crítica escrita por:MadameButterfly


Um dos assuntos mais visitados na internet ultimamente são os artigos sobre a utilização das ferramentas tecnológicas em sala de aula. São inúmeras as possibilidades de se trabalhar a informática em sala, pensando nisso resolvi escrever sobre o TUMBLR a novidade – se é que podemos  usar esse termo - da internet no momento.

Vamos conhecer um pouco sobre o TUMBLR?

É uma ferramenta que faz a junção do blog e das redes sociais, a principal funcionalidade é postar conteúdos curtos e facilitar o compartilhamento de idéias, podendo ser comparado ao conhecidíssimo TWITTER (que também tem como característica a publicação de conteúdo curtos de até 140 caracteres e a interação com os seguidores da rede).
Sendo o TUMBLR é um intermediário entre duas ferramentas conhecidas e utilizadas por inúmeras pessoas o Twiiter e o blog, possui a vantagem de ser menos cansativo e proporcionando uma leitura rápida, além de ser possível acessá-lo em ipads e smartphones, ou seja, pode ser utilizado em movimento.

A interface do TUMBLR

Possui um visual de postagens rápidas e de fácil customização com temas para enfeitar o fundo do blog social, sendo isento de toda a poluição visual que distrai do foco principal que são as mensagens postadas e a atividade comunicativa. Não é necessário ser um especialista em computação para usar essa ferramenta, visto que é de fácil manuseio.
Os conteúdos são divididos permitindo uma apresentação organização no interior do blog. Assim, o leitor encontra publicado: arquivos de áudio, citações, chats, fotos, links, textos e vídeos. Outra vantagem está na publicação simultânea em outras redes sociais como facebook e twitter não se limitando apenas a criação de um mural de seguidores mas permite que “curta” e comentar  as mensagens que desejar

 TUMBLR em sala de aula?

Por ser uma ferramenta simples, basta criatividade na hora de usá-lo. O TUMBLR pode ser um catalisador de conteúdos: compartilhando informações, curiosidades e facilitar a interação dos professore e alunos nas disciplinas ou ainda o dialogo com outras disciplinas. 
Como se trata de uma ferramenta em que o principio é a publicação de textos curtos e rápidos pode se criar Jogos como: charadas e enigmas a serem desvendados pelos alunos colaboradores.
Para que os alunos participem como colaboradores e alimentem o tumblr, com postagens de conteúdos, dúvidas, sugestões e curiosidades sobre linguagem, ciências, políticas entre outras, em apenas um clique é necessário que na parte de customização seja autorizado à participação dos mesmos.
Logo, o TUMBLR como outras ferramentas tecnológicas pode e devem ser usadas nas estratégias de ensino como um meio de atrair e envolver os alunos no processo de ensino, tornando o aprendizado mais prazeroso e promovendo a interação.


Tumblr: tecnologia em sala de aula Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/websites/2171121-tumblr-tecnologia-em-sala-aula/

Comentários