Use uma dose de argumentos emocionais



Resumo escrito por:MariaFromBrazil
   
Convencer um grupo de pessoas não é brincadeira. É necessário ter habilidade para fazê-lo de maneira consistente. Você vê muitas propagandas, revistas de notícia e artigos ao seu redor mas nem todos ganham a sua atenção. Algumas manchetes nos compelem a explorar mais, outras não. Aqueles anúncios que te convencem a fazer assinatura ou se tornar membro são bons anúncios pois atingiram o seu objetivo. Escrever essas pérolas é um processo não apenas criativo, mas também científico. Não se trata de confronto, argumentação ou submissão e sim de fazer com que as pessoas leiam o seu conteúdo e concordem com o que você escreveu.
Como vários experts já disseram, não existe receita mágica para fazer com que as pessoas concordem com você. É necessário que você entenda os seus interesses e crenças e expresse o seu ponto de visto de acordo com eles. Uma das maneiras de convencer grupos inteiros é focar seus argumentos na pessoa mais influente do grupo. Estude os objetivos e a maneira de pensar de seu público alvo, caso contrário, você os perderá. Você precisa garantir que você tem dados, exemplos e citações de especialistas para embasar seu ponto de vista. Também é importante que seu artigo leve a uma grande conclusão, levando o público a tomar uma ação.
Abaixo, algumas técnicas já testadas e exploradas para fazer com que seus leitores tomem as ações que você deseja:
1. Use uma dose de argumentos emocionais
Diferentemente dos argumentos lógicos – que usam fatos e dados como apoio – os argumentos emocionais se baseiam nos sentimentos que você deseja expressar sobre alguma coisa. Funciona melhor para aquele público que já concorda com você e precisam apenas de mais um motivo para concordar com você novamente. Ajuda bastante a conquistar novamente o mesmo público.
2. Repita várias vezes o que você deseja convencer as pessoas
Qualquer pessoa que já tenha estudado psicologia lhe dirá que repetição é crucial. Retrate seu ponto de vista de diferentes maneiras, usando exemplos, citações, estórias reais.
3. Seja consistente e firme
Monte sua estratégia meticulosamente e embase-a em fatos e evidências. As pessoas normalmente relacionam consistência com comportamentos racionais e integridade, independente de ser justo ou não.
4. Use comparações
Comparações e analogias fazem o leitor relacionar o seu ponto de vista a coisas com as quais ele já concorda e aceita.
5. Construa credibilidade
Se as pessoas observarem que você possui uma boa compreensão sobre o que está falando e que você é capaz de interpretar e relacionar os eventos atuais a coisas que podem ocorrer no futuro, torna-se fácil para você convencê-las.
6. Conte uma estória para absorver o leitor

Por último, mas não menos importante, tente montar uma estória baseada em seu ponto de vista. Esta é uma técnica que pode selar o acordo se for aplicada corretamente. As estórias cortam o seu trabalho pela metade uma vez que elas permitem que as pessoas mesmas se convençam, ajudando-as a se decidir. Quando se trata de persuasão, nada funciona melhor do que uma estória bem contada.
Como Convencer Pessoas Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/writing/2324431-como-convencer-pessoas/

Comentários