ter uma boa conduta nos jogos



Resumo escrito por:ELASTICO
CONDUTA DE JOGO , PRINCIPIO FUNDAMENTAL
O jogo é o momento em que todo o nosso sacrificio tem a sua recompensa. Para que esta surja temos de dar o nosso melhor, lutando sempre pela vitória , independentemente do resultado em cada momento.
O aquecimento faz parte do jogo. Desde a entrada para o recinto os atletas devem concentrar-se na realização de um aquecimento que progressivamente os vai preparando para o jogo .
Todos os atletas devem efectuar o aquecimento que está destinado e em simultâneo ( o atraso de algum numa situação invalida o cumprimento integral do aquecimento, o que por sua vez pode prejudicar o rendimento no jogo ).
É obrigatório utilizar sempre o equipamento destinado para a equipa; o equipamento de aquecimento deve ser utilizado ,sob pena do atleta ficar impedido de jogar caso se esqueça dele . A camisola deve estar colocada sempre dentro dos calções e devem ser retirados todos os objectos de adorno , passiveis de colocar em risco a integridade fisica .
Durante o jogo, os suplentes devem manter-se no local apropriado , sentados ou fazendo exercicios de aquecimento ; nos descontos de tempo devem vir de imediato até junto dos colegas e ouvir o treinador; um deles, rotativamente, fica encarregue de trazer a bebida aos colegas.
Durante o jogo os suplentes devem manter-se atentos ao jogo, observando as caracteristicasdo adversário e aquilo que para cada um deles é mais importante reter ; é expressamente proibido conversar ( apenas é permitido trocar alguma impressão útil , positiva e construtiva ), e estabelecer diálogo com qualquer atleta que esteja dentro de campo.
Durante o jogo, os suplentes estão proibidos de estabelecer diálogo com os colegas que estão a jogar , mesmo que seja no sentido de estimular ou dar informação ( provoca distração ).
Durante o jogo os suplentes devem estimular os colegas sentindo que estão a jogar com eles dentro de campo. Não dvem passar o tempotodo calados nem aos berros ; devem racionalizar os estímulos que dirigem aos colegas enviando-os nos momentos apropriados ( quando a equipa mais precisa , ou seja , necessita de se empenhar mais para ganhar).
Todo e qualquer suplente deve estar sempre pronto para entrar no jogo; para tal deve mostrar ao treinador que está concentrado , predisposto para jogar e fundamentalmente com muita vontade de jogar ( amuar só prejudica o rendimento , mostrando que o atleta é muito egoista, na medida em que está mais preocupado com ele que com a equipa ).
Os suplentes sÕ responsáveis pelo transporte do material nas mudanças de campo, devendo este ser, sempre, colocado de forma arrumada .
Os atletas que estão a jogar nunca se podem esquecer que para eles estarem dentro do campo , estão outros no banco e que por isso têm de assumir a responsabilidade de dar sempre o máximo.
Os atletas que estão a jogar têm a obrigação de dar o seu melhor em todo e qualquer momento ( o cansaço tem de ser ignorado e ultrapassado assim como as frustrações de momento na medida em que o erro faz parte do passado ). O controlo emocional é fundamnetal para que o atleta tranquilamente jogue aquilo que é capaz!
Todos os atletas ( efectivos e suplentes ) são obrigados a cumprimentar os adversários e os árbitros. Faz parte da boa educação e constitui uma regra basilar da ética desportiva .
Espero que este artigo sirva para que o jogo seja ensinado e encarado da melhor maneira possivel, quer por parte dos atletas, mas também pelos técnicos.

Conduta no jogo ,principio fundamental Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2331097-conduta-jogo-principio-fundamental/

Comentários