Smartphones versus Câmeras

Vamos ver um pouco a relação entre câmeras convencionais (feitas para tirar fotos) e câmeras de celulares (feitos para telefonar,mas tiram fotos também)
seria nos dias de hoje o fim das câmeras convencionais?
oras se dispomos de uma câmera em um celular de boa qualidade por que comprarmos uma câmera? grande e difícil de carregar,e complicada de usar?
a resposta está nos limites das leis da física e não nos limites da tecnologia.
existem aparelhos que se tornam melhores com o avanço da tecnologia ,como automóveis por exemplo
mas por mais tecnologia que exista,um automóvel precisa ter um espaço para acomodar os passageiros dentro isso é uma lei da física (não sei qual lei) .continuando...
a câmera fotográfica segue o mesmo princípio em 3 principais pontos,vamos ver quais.

o tamanho do sensor:

o sensor deve possuir um certo tamanho para garantir uma qualidade de imagem,isso acontece por que os tão falados pixels,ou megapixels,ocupam espaço físico, se espremer os pixels em um sensor pequeno, a qualidade da imagem irá piorar,isso acontece porque quando pixels estão muito próximos (nanômetros) de distância um começa a interferir no outro,(pois são componentes eletromagnéticos),ou seja o campo magnético de um afeta o outro,causando ruído na imagem,ou seja ,o tamanho físico do sensor tem limites que independem da tecnologia,se o sensor é pequeno,têm um limite de pixels que pode acomodar.

segundo ponto, e gritante ponto é a lente, jamais uma lente pequena (pode ser feita de um vidro intergalático) terá o "poder" de uma lente convencional , é questão de leis da física também, quanto maior a lente mais luz ela pode receber,(isso tambem tem um limite dado pela estrutura do vidro,vide telescópios)

não se pode fazer um telescópio convencional com uma lente de diâmetro muito grande pois o vidro teria que ser muito grosso,comprometendo a imagem,mas isso é um outro assunto.
fora a distância focal que fisicamente é impossível em uma lente pequena.

outro ponto é o processador e acessórios

por exemplo jamais um flash de um celular terá a potência de um flash convencional e assim por diante

resumindo nosso post.

uma falácia hoje muito difundida ,faz as pessoas acreditarem que megapixel=qualidade de imagem e acabou
isso não é verdade (o post que acabei de escrever fala sobre isso)
portanto creio eu que a câmera profissional tem muitos séculos pela frente ,e o celular não vai ser o substituto de uma câmera tão cedo.

Comentários