saber sobre refeições fora de casa comer fora



Resumo escrito por:cragazzi
As refeições em restaurantes, self-services e fast-food podem ser altamente calóricas e de pequeno valor nutricional. Planejar antecipadamente o que comer pode evitar armadilhas nutricionais e proporcionar opções mais saudáveis.

Para um número crescente de pessoas, comer fora de casa não é apenas uma questão de prazer. De acordo com levantamentos recentes, as pessoas que vivem em grandes centros urbanos fazem um terço de suas refeições fora de casa e jantam em restaurantes, em média, três vezes por semana. Muitas outras refeições são feitas em estabelecimentos tipo fast-food, lanchonetes de escolas e universidades e refeitórios de fábricas e empresas.

Ao almoçar ou jantar em restaurantes, as pessoas em dietas especiais para controle de peso ou por questões de saúde devem prestar atenção nos cardápios para contornar armadilhas nutricionais - como o excesso de calorias, gordura, sódio e a insuficiência de vitaminas, minerais e fibras.

Graças à solicitação dos consumidores e à crescente preocupação com a nutrição e saúde, está se tornando mais fácil e comum encontrar opções de refeições mais saudáveis em todos os tipos de estabelecimentos. Atualmente, muitos restaurantes oferecem pratos "light" (com menores teores de gorduras, por exemplo).

Beber durante as refeições

Muitas pessoas comemoram ocasiões especiais jantando em restaurantes e brindando com um drink ou uma garrafa de vinho. Apesar de alguns pesquisadores afirmarem que a ingestão moderada de álcool (dois drinks por dia para homens e um para mulheres) pode reduzir a incidência de ataque cardíaco, beber excessivamente pode causar sérios problemas de saúde. Beber grandes quantidades de líquidos durante as refeições (refrigerantes, sucos, cerveja, etc) interferem no processo da digestão dos alimentos.

Evite as ciladas da dieta

É importante escolher um restaurante de estilo compatível com o seu padrão alimentar. Para evitar empanturrar-se, escolha dois ou três itens do cardápio e não deixe de incluir entre eles uma salada de legumes, hortaliças e verduras. Comece com um prato substancioso, pobre em calorias - por exemplo, saladas cruas ou mistas (cruas e cozidas), uma sopa de verduras. Incluir um cereal, como arroz integral e uma leguminosa, como feijão verde, grão-de-bico, lentilha faz parte de uma dieta equlibrada. Evite o consumo de carnes vermelhas e frango. Prefira pratos com peixe, frutos do mar e verduras.

Não há necessidade de evitar a sobremesa, mas dê preferência as sobremesas de frutas, sobremesas mais leves (salada de frutas, creme de frutas com iogurte e granola, sorvete de frutas, mousse de frutas). Evita tortas muito recheadas e açúcaradas.

Muitos restaurantes oferecem bufê de saladas e pratos quentes, tipo self-sevice, o que torna a escolha mais fácil para as pessoas preocupadas com a boa nutrição.

Evite sobrecarregar a refeição com molhos gordurosos ou escolher pratos à base de batatas e macarrão preparados com grandes quantidades de maionese e creme de leite.

Cuidados na escolha

Apesar de existirem regras de higiene e manuseio dos alimentos em restaurantes, ainda existem riscos para a saúde associados a alimentos servidos em restaurante e lanchonetes, visto que muitos cozinheiros e auxiliares não as seguem. É possível ter uma idéia da atenção que o restaurante dispensa à higiene pela aparência das suas instalações, da cozinha e dos seus funcionários.

Nunca hesite em devolver um prato se ele estiver mal cozido, rançoso ou se suspeitar que não tenha sido preparado de acordo com as condições de higiene satisfatórias. Erros podem ocorrer até mesmo nos melhores estabelecimentos.

Benefícios e inconvenientes de comer fora de casa

Benefícios

- Convenientes, especialmente quando se está longe de casa
- Proporcionam um descanso das tarefas rotineiras da cozinha
- Oferecem oportunidade de experimentar outros sabores

Inconvenientes

- Caros, se comparados à alimentação caseira
- Muitos pratos são ricos em gordura, calorias e sal
- Podem não ser apropriados para pessoas que estejam seguindo dietas especiais

Refeições fora de casa: como proteger sua saúde Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/f/medicine-and-health/1657939-refei%C3%A7%C3%B5es-fora-casa-como-proteger/

Comentários