saber sobre entre a Terra e o céu



Resumo escrito por:alicemartins
É uma obra prima embora a singeleza de sua apresentação: A história tem início com a prece sincera de uma jovem, solicitando proteção da mãe (desencarnada), a qual não tinha condições de atendê-la... Porém, a Providência Divina atende prontamente a toda a oração sincera para o bem. O potencial de atendimento da prece tem infinitos degraus, sendo diretamente proporcional ao degrau evolutivo daquele que ora. Se alguém manifesta desejo de cometer uma falta não estará em prece e sim em “invocação”.

Nossas aspirações sintonizam-se tanto para o bem quanto para o mal, respectivamente, mentes elevadas ou mentes que se comprazem na ignorância. Temos o poder da escolha, e inevitavelmente arcaremos com as consequências, felizes ou infelizes. Assim sendo a prece daquela jovem tem o seu impulso luminoso desviado do endereço original, subindo (isto é, sendo encaminhada) a Planos Espirituais superiores, de onde o atendimento é prontamente deflagrado. Dessa forma, “apenas” uma prece nobre é suficiente para desencadear toda a narrativa do livro.

O tema da obra é inteiramente embasado na família, no que ela representa de dramas cotidianos, de conflitos multiplicados pelos integrantes familiares, dos processos obsessivos instalados dentro do lar. Por outro lado, discorre sobretudo sobre a Bondade infinita de Deus, propiciando permanentes oportunidades de reconstrução, através de reajustes, quase sempre dolorosos, mas de benéficos resultados morais.

A harmonização familiar (reajustes) talvez seja esse o mais fundamental dos objetivos divinos da reunião consanguínea de seres ao encarnar sob um mesmo teto (o lar) para que os membros da família possam reajustarem-se, invariável e vitoriosamente na harmonia, na paz e no amor!

O sentimento da culpa é aqui descrito com narrativa forte, um alerta de imensurável valor pedagógico.
A obra reveste-se, ainda, de pelo menos um ensinamento espírita inédito (ao menos no que tange ao que posso alcançar): o ensino referente a existência e função dos chacras.

Encontra-se momentos de sublime leitura recordando lições do Divino Mestre Jesus, quando personagens em demorado estágio de ódios, vinganças e outros sentimenos mesquinhos se predispõem agora (“enquanto estão a caminho”...) ao perdão das ofensas, em lances dramáticos de reconciliação.
Em todo o desenrolar da história é demonstrada a ação protetora do Plano Espiritual, jamais negada aos encarnados e aos desencarnados como expressão maior nesta obra, a espelhar o Amor de Deus para com todos os Seus filhos.
Entre a Terra e o Céu Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/romance/2358710-entre-terra-c%C3%A9u/

Comentários