qualidade de serviço ainda é a principal fórmula do sucesso



itamarps
Na captação e fidelização de clientes é de máxima importância que a empresa de ênfase na qualidade dos serviços prestados, bem como na prospecção de seu produto ao mercado. A qualidade de serviço tem como uma de suas definições a capacidade, que um serviço tem de alcançar satisfatoriamente as necessidades e expectativas dos clientes quando é prestado a eles qualquer tipo de serviço.
Vivemos hoje num mundo globalizado onde a tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no mercado, aumentando substancialmente a concorrência entre as empresas. Por esse motivo, ocorre um fator predominante nas organizações que faz da qualidade dos serviços prestados um grande diferencial competitivo.
Independentemente do tamanho da organização e do mercado em que atua a qualidade de serviço ainda é a principal fórmula do sucesso, bem como também é a maneira mais fácil de conquistar potenciais clientes.
Uma organização é capaz de atuar com um eficaz sistema de qualidade de serviços quando a mesma tem todo o conhecimento necessário das expectativas que seus clientes buscam, e isso não é uma tarefa fácil, pois o consumidor é sempre exigente em relação à qualidade, já que cria um julgamento de qualidade em função das suas necessidades individuais, experiências passadas e recomendações de terceiros.
De acordo com THUROW (2007), o mundo tem duas possibilidades, você pode perder; ou se quiser ganhar, você pode mudar. Em outras palavras, é de suma importância que se faça uma constante avaliação sobre a qualidade dos serviços prestados, para que se saiba se os clientes estão satisfeitos com a mesma, podendo obter uma comparação sobre as expectativas de cada cliente sobre a qualidade dos serviços prestados.
Os clientes, ao avaliarem a qualidade dos serviços, geralmente levam em consideração:
  • Confiabilidade: Dimensiona o serviço prestado de forma segura e correta.
  • Capacidade de Resposta: refere – se à presença, e a disposição do prestador de serviço na prontidão de auxiliar o cliente.
  • Segurança: Conquistada através da confiabilidade, transmitida pela empresa, por suas ações, atitudes perante o cliente.
  • Empatia: É a maneira de se conquistar o cliente, fazendo-o com que ele se sinta especial e importante através de uma atenção individualizada.
  • Elementos Tangíveis: A avaliação que o cliente faz sobre a instalação e equipamentos, avaliando a qualidade dos serviços.
Seguindo a ideia do que foi exposto até aqui, o marketing também contribui com a ideia de que os produtos e serviços devem satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Necessidades estas que são mais evidentes como moradia, higiene, alimentação etc., já os desejos podem variar muito, pois é a busca do prazer que envolve sentimentos e emoções complexas.
Com os meios de comunicação sendo usados em tudo, as promoções e descontos, da mesma forma que qualidade de serviços, ajudou a fidelizar um grande número de consumidores superando suas expectativas.


Comentários