prevenir a diabetes



Resumo escrito por:adrianeccoelho
No dia 14 de novembro de cada ano foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Internacional Diabetes Federation (IDF) como data para uma ampla divulgação da enfermidade visando descobrir novos casos e o bom controle de quem já sabe ser diabético. O tema do ano de 2009 “Diabetes: compreender para controlar”.
A população é alertada para importância do diagnóstico precoce e seus aspectos preventivos. Se já for portador de diabetes o importante é bem controlar
Entre os grupos mais vulneráveis a diabetes estão os idosos, pessoas com deficiência, populações indígenas.
Se você...
; Procure a unidade sanitária mais próxima de sua residência, cadastre-se e faça o teste de glicemia capilar. Se o resultado estiver alterado, o profissional de saúde que o atendeu lhe encaminhará ao médico para orientar o tratamento mais adequado.
O que é Diabetes?
            É uma doença crônica caracterizada pelo aumento da taxa de glicose no sangue.
, Nos diabéticos, a taxa de glicose está acima de 126 mg/dl em jejum e, acima de 200 mg/dl após a refeição; verificações em duas ocasiões diferentes. O normal em jejum é o índice de 70 a 100mg/dl. Após a refeição normal até 140 mg/dl
Como prevenir
; Manter o peso ideal para a altura:
; Evitar excessos de açúcar, gorduras e sal;
; Ter atividade física regular;
; Controlar a pressão arterial
; Evitar o fumo, o álcool e o estresse.
Como compreender: No momento do diagnóstico o médico orienta o tratamento e, toda equipe de saúde informa cuidados necessários para controle da enfermidade. As orientações podem e devem ser complementadas por folhetos informativos, recomendação de livros sobre o tema e, o encaminhamento para grupos como a ADEHBAC, em Balneário Camboriú). No grupo, palestras por profissionais da área de saúde esclarecem dúvidas e tornam a educação um dos fatores mais importantes para evitar complicações e hospitalizações.
Como controlar o Diabetes
            Para quem já sabe ser portador deste distúrbio metabólico recomendamos:
            Dieta, medicação (se necessário), atividade física regular, fazer exames laboratoriais periódicos (auto-monitorização, se possível), consultas médicas em prazos pré-determinados e, participar da Associação de Diabéticos de sua cidade**.
            O segredo do tratamento é manter o bom controle, pois as complicações e as hospitalizações serão evitadas e a vida será mais saudável, mais longa com melhor qualidade e bem estar.
            * Diabetes pode ocorrer em qualquer idade, mas, é mais freqüente depois dos 40 anos.
Prevenção em diabetes e qualidade de vida Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/earth-sciences/1941745-preven%C3%A7%C3%A3o-em-diabetes-qualidade-vida/

Comentários