Preparar arroz integral

Arroz Integral - Benefícios e preparo

Resumo escrito por:alicemartins
Cereal de grande valor nutritivo, porém, com o "progresso" o homem muitas vezes,
prejudica-se seriamente. Ao processar o arroz nos moinhos, até ficar completamente branco, perde-se mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), valor, que está justamente na película escura que reveste o grão. Este produto é o farelo que é dado aos porcos.

Essa película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Ao retirá-la a grande maioria destes componentes/nutrientes se perdem. Ao refinar o arroz até ficar branco destrói-se-lhe também o gérmen e ele se torna sem vida, portanto um alimento morto. Além disso, o farelo de arroz é um produto tão bom que combate, inclusive, o excesso de colesterol e é excelente eliminador de toxinas em geral.
Auxilia a combater a prisão-de-ventre tão comum e prejudicial à grande parte das pessoas. O intestino precisa de alimento fibroso, celulose, farelo, para funcionar bem. Encontra-se esse equilíbrio no arroz integral, já o arroz branco prende o intestino pois é rico em goma, cola e gruda nas vilosidades. É sabido, também, que muitas vezes o arroz branco é tratado artificialmente com glicose e até com parafina, para ficar brilhante e, com talco neutro, para ficar soltinho. Todo esse artificialismo desnecessário é prejudicial à saúde.

Os pincipais benefícios do arroz integral incluem: redução do risco de disfunções intestinais, auxílio no metabolismo de glicose nos diabéticos, proteção do sistema nervoso, auxílio nas contrações musculares, dentre outros. Há três variedades de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que se diferem principalmente quanto à cor e forma, porém as propriedades nutricionais são bem semelhantes.

O alimento tem a função de nutrir e tornar as pessoas saudáveis. Dessa forma, deve-se comer o necessário para viver e não exagerar! O arroz integral é um ótimo alimento e muito saudável. Acostumar as crianças a comê-lo desde cedo é muito bom e também a outros alimentos integrais pois, dão a sensação de saciedade mais rápido e durante mais tempo e, então, a pessoa ingere menor quantidade de alimentos, auxilando assim o combate a obesidade.
Receita fácil:
1) Escolha um arroz integral parboilizado, aquele que já foi pré-fervido e por isso vai cozinhar mais depressa. Existem várias marcas no mercado.

2) O arroz integral não deve ser frito, pois ao fritá-lo forma-se uma película em torno de cada grão que dificulta a entrada da água, retardando o cozimento.

Aqueça cerca de uma colher (sopa) de óleo em uma panela e refogue os temperos que está acostumado a usar no arroz (alho, cebola, sal, etc). Acrescente a água e deixe ferver.
Só então junte o arroz, deixe a panela semi-tampada e em aproximadamente 20 minutos seu arroz estará pronto!

Obs. Se o arroz não for integral parboilizado pode-se deixá-lo de molho, de véspera ou cozinhá-lo na panela de pressão.
Arroz Integral - Benefícios e preparo Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/food-and-drink/2183870-arroz-integral-benef%C3%ADcios-preparo/

Comentários