Preciso Saber se Estou Indo Bem



Resumo escrito por:JoseAntonioRodrigues
"Métodos para Tapar Furos em um Balde"

Prezado leitor, este é um dos subtítulos do livro de Richard Williams, "Preciso Saber se Estou Indo Bem".
O título do livro pode ser um tanto estranho, e o subtítulo aínda mais, porém o assunto que Richard trata é super importante. Em uma época em que a maioria das empresas não valoriza adequadamente os seus funcionários, este livro nos mostra o quanto é importante um feedback. Saber como estamos indo em uma empresa, como vai o nosso trabalho, se tem agradado ou se estamos fazendo corretamente, é super importante.
De nada adianta nos esforçarmos para fazer tudo corretamente, porém não sabermos se estamos agradando.
Ou, até estamos agradando, porém não temos uma resposta sobre como está o nosso desempenho.
Quando não existe este feedback a tendência é o desânimo e o pensamento "ah, já que ninguém se importa, para que se esforçar?".

Richard nos apresenta cinco métodos para consertar alguns "furos" ou problemas com relação ao feedback.
  • Desenvolver maturidade emocional
  • Dar feedback de qualidade
  • Elogiar e reconhecer
  • Comemorar as realizações
  • Delegar o poder de tomar decisões

O desempenho de um funcionário está diretamente vinculado à quantidade de feedback que recebe. Isto não quer dizer que o funcionário irá parar de trabalhar quando não o receber, porém o seu desempenho será influenciado por este retorno.Um bom feedback tem a capacidade de fazer com que um funcionário aumente a sua produtividade. Os elogios e o reconhecimento por suas realizações na empresa contribuem para aumentar o interesse e a vontade do funcionário em realizar o seu trabalho de uma melhor forma e até de buscar melhores colocações profissionais dentro da empresa.
Os outros dois itens, comemorar as realizações e delegar poder de tomar decisões também são importantes. A comemoração por algo que um funcionário fez bem feito é importante e traz grandes benefícios, incentivando não somente à quem recebe, como aos demais que podem mostrar interesse em fazer a mesma coisa ou outras que tragam benefício à empresa.

O livro trata de questões importante sobre o relacionamento com funcionários e como conseguir resultados positivos em uma empresa somente através do feedback. Caso você se interesse pelo assunto, recomendo a sua leitura.

Grande abraço e até o próximo artigo.

Preciso saber se estou indo bem! Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/2276210-preciso-saber-se-estou-indo/

Comentários