obter melhor desempenho nos estudos



Resumo escrito por:itamarps
Estudar é um hábito adquirido com a prática, boa vontade e auto disciplina. O comum para a maioria das pessoas é estudar muito e absorver pouco e constatamos essa realidade nos testes de seleção para concurso e vestibulares por todo o país. Lendo sobre o assunto e aprendendo de forma empírica, percebi que certas atitudes ajudam na hora dos estudos e através desse discurso irei repassar algumas dicas que podem ser úteis para vocês como é útil para mim.

O básico é lugar arejado, silencioso e com zero de movimento. Estar em um comodo onde entra e sai pessoas a todo instante tira o foco. Assim como na leitura, trace um objetivo de quais matérias irá estudar, isso é importante para criar uma boa sensação de bem estar com a tarefa cumprida. Programe-se, a disciplina é uma das palavras chaves do processo, estude um número “X” de horas por “Y” dias e sempre no mesmo turno, manhã, tarde ou noite. O cérebro é como um animal de estimação, você deve domesticá-lo e assim ele trabalhará a seu favor.

Assim como na dica sobre como melhorar a leitura que eu postei aqui no tema livre, você deve cumprir metas, estudando uma determinada quantidade de conteúdo, com começo, meio e fim todos os dias, nunca estudar indefinidamente, sem parar, até a exaustão. A maioria das pessoas que passam em grandes concurso ou vestibulares, estudavam muito, mas tinham um momento de relaxamento como qualquer outro, a diferença é que aquele que passa em um processo seletivo, está mais focado na absorção do conteúdo. Esse foco vem exatamente desse conjunto de medidas que podemos tomar para aumentar o nosso rendimento.

Não esqueça de ter uma boa noite de sono. Parece obvio, mas no desespero de ver o seu nome entre os selecionados, você meio que esquece disso e afoga-se em energéticos e café e litros de coca cola, quando não ingere produtos mais pesados, muitas pessoas literalmente piram com isso! Não adianta, estude, feche os livros sabendo que você fez o necessário para aquele dia e vá para cama com a consciência tranquila.

Evite decoreba e ensine a si mesmo! Leia integralmente o que tem que ler, faça resumos, destaque as “palavras chaves” e o que eu acho mais produtivo, dê uma aula a uma platéia imaginária! Isso mesmo, não se preocupe, você NÃO ficará doido e como você vai estudar sozinho e isolado ( pelo menos deveria), não haverá gozações de qualquer tipo. Isso vai te ajudar a memorizar e aprender mais rápido, pode apostar, além de ajudar na sua comunicação e presença em alguma palestra ou discurso em uma roda de amigos.

Estudar é sempre o melhor caminho, então boa sorte a todos!

Dicas de como render mais nos estudos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/careers/2369950-dicas-como-render-mais-nos/

Comentários