o trabalho profissional e educação de filhos



Resumo escrito por:agatha11
O artigo comenta sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho tendo em vista a conciliação ou desdobramento entre afazeres domésticos, o trabalho profissional e educação de filhos; a tríplice jornada em que ela, a mulher mãe-dona de casa- profissional, têm que se dividir . Por isso mesmo ela está se aprimorando, estudando, fazendo cursos profissionalizantes. A mulher moderna não se sujeita mais ao domínio masculino porque ela já provou que é forte e que pode conciliar tarefas diferentes como ser mãe, cuidar de casa e ser uma profissional bem sucedida.
Até os anos 60 a mulher tinha como profissão ser dona de casa, depender do marido e por isso muitas vezes se sujeitar às suas ordens. Hoje ela é uma profissional com uma carreira a zelar e dividir o tempo entre a casa e o trabalho “cada vez mais presente no mundo corporativo”. Ela é capaz de produzir mais, com eficiência, dinamismo porque a sua natureza é enérgica, é ágil, é conciliadora! Talvez por isso mesmo ela esteja cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.
Daniella Correa, consultora de RH da Catho Online relata casos de que algumas organizações já atentam para a necessidade de sustentar programas que colaborem com as necessidades das funcionárias mães, como convênio com creches e escolinhas maternais para proporcionar mais tranquilidade à funcionária e rentabilidade do seu trabalho. As empresas reconhecem que essa mulher tem algo especial porque ela sabe enfrentar situações adversas. No lar ela se desdobra em várias mulheres para ser a mãe dedicada, a esposa carinhosa e dona de casa cuidadosa. As "prendas domésticas" tão desprezadas por alguns devem ser um fator de enriquecimento de currículo!
Entretanto, para que essa “super-mulher” tenha um bom desempenho, é necessário que ela saiba organizar o tempo e o espaço de cada função: não levar para casa tarefas e nem problemas da empresa e vice-versa, para não se sobrecarregar ainda mais. Que ela saiba delegar tarefas objetivado tempo para descanso e lazer o que é muito saudável.
A autora do artigo dá algumas dicas de organização para conciliar casa/trabalho /lazer.

Mulheres: como conciliar o trabalho e a família Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/family/2290639-mulheres-como-conciliar-trabalho-fam%C3%ADlia/

Comentários