O que é preciso para se tornar um juiz?



Resumo escrito por:AryMandelbaum
Terminar o curso de direito e se tornar um bacharel não significa que já se tornou um advogado ou que poderá facilmente se tornar um promotor e muito menos um juiz de sucesso, afinal até mesmo para conseguir a licença e se tornar um advogado é preciso ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e para se tornar um juiz ou promotor precisará prestar um concurso publico específico e ser suficientemente qualificado.

É preciso saber muito bem qual a função de cada carreira, pois o advogado tem a função de defender os direitos do cidadão que representa frente ao juiz e ao tribunal a fim de resolver a causa da forma mais justa possível, o juiz é a pessoa que recebe todas as informações do caso, analisa cada detalhe e debaixo das leis toma a decisão mais justa em cada caso, já os promotores tem a função de expor ao juiz toda a parte da acusação em casos que envolvem algum tipo de crime e também expõe os interesses de toda a sociedade.
Os advogados podem fazer associações em algum escritório e trabalhar em grupo na sociedade de forma que a divisão de tarefas e responsabilidades são iguais para todos os associados, tendo a chance de dar a atenção devida para todas as causas.

É possível que a população ache o auxilio de advogados associados em São Paulo de forma eficiente, não só é possível se encontrar bons advogados associados em SP, mas também em todo o Brasil. O advogado também terá os horários mais flexíveis e se for bacharel poderá atuar na especialidade que preferir, o juiz terá maiores responsabilidades como também terá um salário e um horário fixo.


Quem quer se tornar um juiz tem que ter muita disciplina e muita dedicação para conseguir passar no concurso público que é considerado de alta dificuldade. Ser um bom juiz não implica apenas em estudar e ter vários diplomas, mas o juiz tem que ter em mente que será o responsável de tomar decisões podendo mudar o curso da vida de uma pessoa, assim deverá tomar conhecimento dos fatos de forma clara, entender as pessoas nas mais variadas situações e procurar resolver da forma mais justa e digna possível. Para se ingressar na profissão é preciso saber que a sua maior função é proteger a sociedade e não se deve pensar apenas nos benefícios e status que se tem um juiz.

O que é preciso para se tornar um juiz? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/2349340-que-%C3%A9-preciso-para-se/

Comentários