O Morango - Alimento ideal para curas de desintoxicação



Resumo escrito por:MariaLeonor
Obter um corpo são só é possível através da prática de uma alimentação saudável, ocupando a fruta um lugar de destaque.
A maioria dos nutricionistas recomenda a ingestão de fruta antes das refeições a fim de evitar possíveis dificuldades digestivas causadas pela fermentação dos açúcares.
Existe ainda um consenso na comunidade científica sobre a recomendação de consumo: No mínimo, duas a três doses diárias de fruta!

O Morango - Alimento ideal para curas de desintoxicação

Entre a enorme diversidade de frutos que a natureza nos oferece, destaca-se o morango enquanto alimento ideal para curas de desintoxicação.

Este doce, refrescante e aromático fruto tem a particularidade de possuir um teor de vitamina C superior ao de alguns citrinos.
Devido à riqueza em substâncias antioxidantes, de que são exemplo a vitamina C, flavonóides e antocianinas, o morando está especialmente indicado na prevenção de problemas cardiovasculares, doenças degenerativas e cancro. Apresenta ainda valores significativos de minerais como o potássio e o magnésio.

A concentração de taninos patente no morango, que lhe confere uma acção anti-inflamatória e anti-bacteriana, acrescida do conteúdo de água e potássio, são requisitos que acentuam o perfil de alimento indicado para curas de desintoxicação.

Os efeitos desinfectante e diurético subjacentes ao morango constituem uma mais valia na redução dos níveis de ácido úrico no sangue, no tratamento de problemas associados à retenção de líquidos e ainda no controlo da hipertensão arterial.

O elevado conteúdo em magnésio, que nutre nervos e cérebro, reveste-se de extrema importância no metabolismo global, estimulando a líbido e a produção de hormonas da tiróide, contribuindo igualmente para fortalecer ossos, cabelo e pele.

Não obstante o exposto, há que ter em atenção que os salicilatos podem desencadear reacções cutâneas, por exemplo a urticária, principalmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Deve ainda evitar o consumo de morangos quem padece de diverticulose, na medida em que as pequenas sementes presentes neste fruto podem alojar-se no divertículo e provocar inflamações.


Morango...alimento ideal para curas de desintoxicação Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1830679-morango-alimento-ideal-para-curas/

Comentários