mitos sobre comida que voce precisa saber

Dez MITOS SOBRE COMIDA

Resumo escrito por:Sanmys
Se você engolir tudo o que lê sobre dieta, vai acabar engordando. Há muitos conceitos errados sobre como perder peso de forma saudável. Os dez piores mitos altamente divulgados são:
1- Não tomar café da manhã - Como a tendência é ficar beliscando alimentos e biscoitos em substituição ao café, vai obter o efeito contrário e acabar engordando. O correto é optar por um café que lhe dê energia até a hora do almoço, pois a digestão ajuda a queimar calorias.
2- Fazer uma dieta rigorosa - Pode perder peso, mas corre o risco de prejudicar o metabolismo: o corpo passa a queimar calorias de forma insuficiente, levando a um aumento de peso ao voltar a comer . O correto é fazer um planejamento alimentar, praticar exercícios para controlar o metabolismo e dar tônus aos músculos.
3- Alimentos com baixo teor de gordura não engordam - Não é sinônimo de baixas calorias. O que importa é a quantidade de calorias consumidas.
4- Comer tarde da noite faz engordar mais rápido - Esse hábito pode provocar indigestão ou azia; o problema maior são as calorias que se somam ao que já comeu durante o dia.
5- Alimentos ricos em amido engordam - Batatas, arroz, pão, etc, vão influir de acordo com a quantidade consumida. Eles devem fazer parte de uma dieta equilibrada.Evitar associá-los com alimentos gordurosos.
6- Não misturar proteínas com carboidratos - Essa teoria contraria as regras de uma alimentação saudável. Os elementos nutricionais de um desses grupos pode auxiliar a digestão e as vitaminas do complexo "B" dos carboidratos ajudam o corpo a usar os aminoácidos da proteína.
7- As gorduras devem ser evitadas a qualquer custo - A gordura é boa fonte de vitaminas A, D, E. Seu consumo deve ser reduzido.
8- Azeite engorda menos do que manteiga - Gorduras animais não engordam mais do que os óleos vegetais, porém são mais prejudiciais à saúde. Gorduras monossaturadas (azeite) ou poliinsaturadas (óleo de girassol) não são mais nocivos mas tem as mesmas calorias. O correto é não abusar das gorduras, pois elas aumentam o risco de doenças coronárias e acidente vascular cerebral por causa do colesterol.
9- Bebidas alcoólicas são benéficas à saúde - Outro mito, embora especialistas consideram aceitável duas pequenas taças de vinho para as mulheres e 3 unidades (700ml) de cerveja para os homens. Há evidências de que o álcool em baixa dose evita a aterosclerose e as doenças coronárias, porém esses benefícios só são notados em homens de mais de 35 anos e nas mulheres após a menopausa. O uso sistemático pode provocar lesões hepáticas, câncer do fígado, da boca, inflamação do estômago e do esôfago, etc.
10- Quase não como e, mesmo assim, não perco peso - O problema pode estar no uso de medicamentos como antidepressivos e esteróides, bem como na reposição hormonal. O problema maior é que as pessoas não costumam contar os "extras" que beliscam provando a comida enquanto cozinham, os drinques a mais na festa, biscoitos e outros petiscos enquanto vê TV, por ex...
Anote tudo o que come, se realmente deseja fazer um controle de peso. E, seja disciplinado/a. Sem fanatismos.


Dez MITOS SOBRE COMIDA Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/food-and-drink/2087277-dez-mitos-sobre-comida/

Comentários