melhorar o humor com alimentação

Alimentação Saudável e Bom Humor

Resumo escrito por:alicemartins
Nutricionistas e cientistas estão pesquisando o quanto a comida é capaz de influenciar o humor das pessoas. Na Grã-Bretanha já tem o Instituto da Comida e Humor. Aqui no Brasil também já tem estudiosos trabalhando nesta área na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As pesquisas ainda estão em andamento, mas os profissionais responsáveis não têm dúvidas de que ingredientes alimentícios são capazes de interferir no humor. Os alimentos seriam capazes de modular a fabricação de neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela comunicação das células no cérebro.
.
A felicidade depende dos neurotransmissores, é fundamental que esse grupo desempenhe bem o seu papel e esteja em níveis adequados no cérebro. São três fatores os principais envolvidos com o alto-astral: serotonina, dopamina e noradrenalina. A serotonina é derivada de uma substância chamada triptofano e os dois últimos são produzidos com a ajuda da tirosina.
.
Para a produção adequada de serotonina é ideal uma dieta que inclua os seguintes elementos:
.
CARBOIDRATOS: massas, pães, batata e arroz promovem aumento nas taxas de insulina, que está por trás de uma maior captação dos aminoácidos que competem com o triptofano para entrar no cérebro. Assim, com seus rivais derrotados, o triptofano ganha mais espaço na cabeça, o que só colabora para a produção e a atividade da serotonina.

VITAMINA B12: sua deficiência está relacionada com a depressão. Ela é encontrada em ostras e mariscos, além da carne vermelha magra.

VITAMINA B: o maior destaque vai para o ácido fólico, que aparece em vegetais como os brócolis, o cogumelo, o tomate e a rúcula. O triptofano pode ser encontrado no grão-de-bico, ervilhas e feijões. Os alimentos protéicos, como carnes, peixes, leite e ovos também são fornecedores de vitamina B.
Alimentação Saudável e Bom Humor Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/food-and-drink/2017823-alimenta%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel-bom-humor/

Comentários