massa e peso conceitos

 por:ProfAndreLuis
FÍSICA: CONCEITOS DE MASSA E PESO
Sem dúvida alguma, o Universo é o maior sistema concebível pela mente humana. O universo físico é exclusivamente composto por matéria e energia. Todos seus corpos constituintes, visíveis ou não, são constituídos por matéria. Corpo é uma porção limitada de matéria, sendo que esta é tudo aquilo que possui massa e, de alguma maneira, ocupa lugar no espaço.
O termo massa pode ser definido como a quantidade de matéria existente em um corpo. A massa pode ser determinada com o auxílio de uma balança, por comparação de massas conhecidas e padronizadas.
A idéia de massa pode também ser perfeitamente obtida através de uma propriedade fundamental da matéria: a inércia. A inércia, característica intrínseca da matéria, consiste na resistência da mesma a qualquer força externa que pretenda modificar seu estado de repouso ou movimento. Quando uma força externa superior ao seu estado de inércia é aplicada a um corpo, estando este em repouso ou movimento, é produzida nesse corpo uma primeira ou nova aceleração. A massa de um corpo pode também ser dada ao quociente entre a força externa aplicada e sua posterior aceleração adquirida.
Por conseqüência direta da aceleração da gravidade, uma força apenas atrativa atuante entre massas, todos os corpos existentes na superfície terrestre estão submetidos a uma força de atração em direção ao centro do planeta, denominada força peso ou simplesmente peso do corpo. A força peso depende exclusivamente da massa do corpo – quantidade de matéria nele presente – e da aceleração da gravidade a qual está submetido. Sendo assim, o peso do corpo pode ser expresso pela relação entre o produto de sua massa pela aceleração da gravidade.
Nesse nível de nosso estudo, consideramos a massa de um corpo como uma grandeza invariável, quer este encontre-se na superfície da Terra, na Lua ou seja lá onde for, embora mais tarde verifiquemos que as coisas não são exatamente assim. Porém, o peso do mesmo corpo varia consideravelmente de um lugar para outro, por influência direta de diferentes forças gravitacionais, pois essa é diretamente proporcional à massa que a provoca. Na superfície lunar um corpo apresenta peso aproximadamente sete vezes menor do que àquele verificado na superfície terrestre, em virtude de sua mais baixa gravidade, uma vez que a Lua possui menor dimensão, e também menor massa, do que a Terra. Assim, quanto maior for o corpo, quanto mais massa conter, maior será a força gravitacional “produzida” por ele. Descoberto há pouco mais de quatro anos, o planeta HD 134987, localizado a 82 anos-luz da Terra, possui uma aceleração da gravidade violentíssima. Lá, um homem médio pesaria cerca de 23 toneladas, esmagar-se-ia pelo seu próprio peso. Já em regiões interestelares, o peso de um corpo assume valores nulos.
Conceitos como massa e peso, muitas vezes utilizados como sinônimos e sem conhecimento algum de seus significados reais, possuem inumeráveis distinções quando submetidos a uma análise mais criteriosa e abrangente. E, não em raros momentos, percebe-se que a bem utilização de determinados conceitos promove uma maior satisfação por quem o faz, uma vez que falar daquilo que bem se conhece é prazeroso e contagiante.

Física COMPLETA Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/1924616-f%C3%ADsica-completa/

Comentários