Marketing Uma função extremamente valorizada em todos os mercados



Crítica escrita por:Mollulo
Uma função extremamente valorizada em todos os mercados hoje, a palavra marketing pode assumir diversos significados, dependendo da forma como é aplicada.
Sobre o desenvolvimento do marketing nas organizações, historicamente notam-se diferentes conceitos, pois suas características foram se moldando e evoluindo com o passar dos anos. Em uma breve revisão histórica, Cundiff (1977, p. 12) diz que eram consideradas atividades de marketing aquelas relacionadas com os esforços da organização para estimular a demanda e atendê-la. Mais recentemente, Dias (2006, p. 39) define marketing como a função empresarial que cria valor para o consumidor e gera vantagem competitiva, por meio de variáveis (produto, preço, comunicação e distribuição). Já dentre os conceitos atuais, tem-se que o “marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para se criar, comunicar e transmitir valores aos clientes e delinear seu relacionamento com a empresa” (BELCH; BELCH, 2008, p. 76).
Para Ogden (2008, p. 1), o conceito de marketing
[...]estabelece que uma empresa deve satisfazer os desejos e necessidades do consumidor em troca do lucro. Em outras palavras, que a empresa ou organização deve direcionar todos os seus esforços a fim de dar a seus clientes serviços e produtos que eles desejam ou necessitam. Fazendo isso, a empresa deixa seus clientes felizes, o que se traduz no aumento das vendas e dos lucros.
O mesmo autor cita ainda que,
“[...]o conceito de marketing vai além da satisfação do cliente. Repensar continuamente a definição deste conceito ajuda a empresa a expandi-lo: a expressão ‘satisfazer as necessidades do cliente’ é substituída por ‘gerar valor para o cliente’, e para que isso aconteça é necessário ‘superar as expectativas do cliente’. [...] Algumas empresas que entenderam este conceito tiveram muito sucesso, pois definiram um nível de expectativa a oferecer, e então deram aos seus clientes mais do que esperavam” (OGDEN, 2008, p. 2). A partir do momento em que o profissional de marketing entende as necessidades dos clientes, desenvolve produtos e serviços de qualidade que ofereçam valor superior, define preços, distribui de forma eficiente os produtos e os promove eficazmente, estes produtos serão vendidos com facilidade, e a cadeia do marketing estará completada (KOTLER, 2007, p. 4).
Diante de todos estes conceitos, fica claro que, mais do que vender, o marketing provoca a criação de valor perante o consumidor, que busca além e um produto de qualidade, uma alternativa para satisfazer suas necessidades, sejam elas visíveis ou não, e que quando a organização entende e aplica esta fórmula, o resultado será sempre positivo para seus stakeholders[1].

[1] Stakeholders: Termo em inglês (tradução: parte interessada) que denota todas as pessoas ou organizações que tenham interesse ou sejam afetadas, direta ou indiretamente, pelo negócio.

Marketing: Conceito Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/business-management/marketing/2357345-marketing-conceito/

Comentários