instale lâmpadas econômicas em vez de lâmpadas incandescentes



Resumo escrito por:MariadeLourdes
O mundo atual demanda um alto consumo de energia elétrica para que ele possa continuar produzindo alimentos, equipamentos nas fábricas, proporcionar iluminação nas casas e ruas públicas, na utilização de eletrodomésticos. Enfim, existe uma vasta gama atividades que consomem alguma fonte de energia. O que nem todas as pessoas se dão conta é que a utilização abusiva das fontes de energia, como o carvão e petróleo, causam a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, prejudicando o planeta através da redução da camada de ozônio e o aquecimento global.

Neste sentido a eficiência energética é uma atividade que procura otimizar o uso das fontes de energia. E para isso podemos adotar de soluções ou medidas eficientemente energéticas seguindo os passos: instale lâmpadas econômicas, em vez de lâmpadas incandescentes; prefira a luz natural (adaptando a disposição da sala, quarto, etc.); desligue a iluminação sempre que não for necessária; regule o termostato para uma temperatura interior de 21 a 23º C de Verão e de Inverno 20-18ºC); não deixe portas e janelas abertas quando o ar condicionado estiver em funcionamento; limpe os filtros de ar dos equipamentos de climatização regularmente, de preferência de 15 em 15 dias. A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas também é uma ótima opção, como a utilização da energia solar.
É também muito importante tomar cuidados com riscos elétricos nas residências e no ambiente de trabalho. As estatísticas indicam que muitos trabalhadores foram mortos em circuitos de 110 volts. Um choque resultante de contato com apenas 15 miliamperes de corrente pode ser fatal. A 110 volts, uma lâmpada de 6 velas puxa 50 miliamperes de corrente. Consequentemente a quantidade de corrente usada por uma lâmpada desta, puxa corrente o bastante para matar 3 seres humanos.
Por isso, quando estiver trabalhando com ferramentas ou aplicações elétricas, lembre-se das seguintes regras de preservação da vida: certifique-se se a conexão do pino terra esteja intacta antes de liga-lo a qualquer tomada; informe sobre cabos desfiados ou quebrados; se você tomar um choque de algum equipamento que estiver usando relate isto a seu supervisor para que mande fazer reparos necessários. Deixe os reparos elétricos para os especialistas; certifique-se de estar usando apenas equipamento aterrado ou aprovado.
Tomando estas providências é possível prevenir acidentes, principalmente para os trabalhadores da manutenção. A segurança e saúde do trabalhador é muito importante, por isso é necessário trabalharmos em equipe preservando sempre a segurança do ser humano.

Dicas de eficiência energética e cuidados com riscos elétricos. Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/health/2289203-dicas-efici%C3%AAncia-energ%C3%A9tica-cuidados-com/

Comentários