fazer sabão é reciclar o óleo de cozinha usado



Resumo escrito por:MandM
Demora cerca de 20 minutos a preparar e não vai ao fogão
Uma das grandes vantagens de fazer sabão é a de reciclar o óleo de cozinha usado, não atirando fora pela pia, o que muitos de nós fazemos e é ecologicamente incorreto.

Para fazer o sabão, os ingredientes de que precisa são:

1 quilo de soda caustica, 1 litro de álcool, 4.5 litros de óleo usado e água.
Para as formas, pode usar qualquer tipo de recipientes ou embalagens e forrá-las com sacos de plástico abertos na horizontal. Pode usar recipientes de qualquer tamanho pois, no fim, pode cortar o sabão em bocados.

Modo de preparação:

Coloque a soda caustica num litro de água e mexa para dissolver. Adicione o óleo aos poucos e vá mexendo até ficar uma mistura homogénea.
Comece a juntar o alcool aos poucos e mexendo sempre. A mistura começa a mudar de consistência e a mudar de cor, tornando-se numa pasta de cor amarelada, difícil de ser mexida. Forre umas formas com sacos de plástico e despeje a mistura nelas. Vai render cerca de 6 quilos de sabão ecológico que pode usar no tanque e na pia. Segundo algumas opiniões, este sabão é óptimo para lavar fatos de trabalho sujos com óleo queimado, sem precisar de esfregar muito.


Como fazer sabão caseiro reciclando o óleo de cozinha Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/lifestyle/home-and-garden/2176522-como-fazer-sab%C3%A3o-caseiro-reciclando/

Comentários