Evitar o consumo excessivo de sal

O consumo excessivo de sal, faz mal sim

Resumo escrito por:MillieMee
Quando se compra alimentos é comum, para algumas pessoas, verificar as informações nutricionais dos mesmos, todavia deixamos passar o volume de sódio. Não tomarmos conhecimento que essa substancia, representa
40% na composição do sal de cozinha (cloreto de sódio), cujo consumo em excesso pode nos trazer males á nossa saúde. Pesquisas demonstram que a população brasileira consome, em média 9,6 gramas/dia, de sal, quando deveria consumir 5 gramas/dia, o que corresponde a 2 gramas de sódio.
O sódio em excesso é prejudicial por ter fator de risco para algumas doenças, e também dificultar o controle das mesmas. como por exemplo, a hipertensão arterial, problemas cardiovasculares (avc, infarto agudo
do miocárdio) hipotireoidismo, câncer de estomago, insuficiências cardíacas e renais. Na gravidez, é a casa da pré-eclampsia.
O sódio é importante para no controle hidroeletrolítico, ou seja, o balanço de água, cloro, sódio e potássio no sangue garantindo um bom funcionamento do organismo.
Presente em vários processos metabólicos o sódio atua diretamente nos órgãos, na condução de impulsos nervosos e na contração muscular. Para quem faz dieta o sódio traz alguns prejuízos indiretos, pois influi no controle do peso: -- O alimento salgado é visto como mais gostoso, o que incentiva a pessoa a comer mais, o que interfere na dieta, pois há retenção de líquidos, o que “aumenta o peso”, e dificulta seu controle.
O que fazer? –A lista de produtos ricos sódio é extensa. Estima-se que 70%do sal que consumimos vem de produtos industrializados, e os outros 30% de alimentos naturais, cujo sal que adicionamos a eles.
Consumo de produtos light e diet:
O sódio independe de caloria, gordura e carboidrato . Depende da quantidade contida no alimento original se for in natura, ou do processo de industrialização, já que o sal é utilizado como conservante, contendo grandes quantidades de sódio em sua formulação.
Consumir moderadamente alimentos ou temperos prontos, caldos e sopas industrializadas (inclusive as dietéticas) conservas, defumados, queijos de cor amarela intensa, embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela) salgados de milho, biscoitos de polvilho e refrigerantes é aconselhável.
De acordo com o Ministério da Saúde, para identificar o produto com maior teor de sódio, deve-se observar se ele possui mais de 400 mg da substancia em 100 gramas do alimento. Outra forma é saber se na embalagem contém a sigla VD (valor diário). Se para determinado alimento o VD é de 85%, significa que possui porcentagem de sódio permitido na dieta de um dia inteiro.



O consumo excessivo de sal, faz mal !há Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/2366802-consumo-excessivo-sal-faz-mal/

Comentários